Kolo Touré

Kolo Abib Touré
Kolo Touré
Data de Nascimento19/03/1981
NacionalidadeMarfinense
Local de nascimentoSokoura Bouake (CMA)
Altura1,87m
Peso78kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeManchester City
Número
4

História

Clubes por onde passou
  • ASEC Mimosas (CMA): 1998 - 2002
  • Arsenal (ING): 2002 - 2009
  • Manchester City (ING): 2009-2010

Kolo Touré é um dos principais e mais bem sucedidos nomes da Costa do Marfim. Com larga experiência em competições de alto nível, o jogador atua na lateral ou na zaga com desenvoltura, e é peça importante do time de Didier Drogba.

Na Copa 2006, Touré atuou nas partidas que valeram para a Costa do Marfim. Foi o titular da zaga contra a Argentina e a Holanda, mas não conseguiu evitar as derrotas que eliminaram o país da competição. Ficou no banco no jogo de despedida, contra Sérvia e Montenegro, que rendeu uma vitória para os marfinenses.

Com boa estatura e bom impulso, Touré é peça importante do time nas jogadas aéreas. Ele também é rápido e tem chute forte, características que mostra na seleção desde 2000, quando tinha apenas 19 anos.

Kolo é irmão de Yaya Touré, que atua no Barcelona e também compõe a seleção,

Como a maioria de seus compatriotas, ele passou pelo Asec Abidjan antes de ir para o exterior.

Touré faz parte do grupo de jovens promessas “adotadas” por Arséne Wenger, técnico do Arsenal. O francês pinçou o atleta em 2002, após uma seletiva. Passaram-se seis meses até a sua estreia pelo time, como meio-campista, mas ele não se firmou na posição e acabou passando para o centro da zaga.

Na nova função, ele formou uma forte dupla com Sol Campbell, indispensável na campanha que levou à conquista do título inglês, de forma invicta, na temporada 2003/04.

O marfinense ainda participaria de outras campanhas vitoriosas da equipe, sempre mantendo o status de titular. A lua de mel acabou na metade de 2009, quando ele foi assediado pelo Manchester City, e cedeu à pressão.

Contratado pela equipe azul, Touré passou a ser visto como inimigo mortal pela torcida londrina, que chegou a hostilizá-lo no confronto entre as duas equipes. Indiferente às críticas, o jogador seguiu sendo um sucesso na seleção, e compôs o time que disputou a Copa Africana de Nações em 2010.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host