Makoun

Jean II Makoun
Makoun
Data de Nascimento29/05/1983
NacionalidadeCamaronesa
Local de nascimentoYaoundé (CAM)
Altura1,73m
Peso69kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeLyon
Número
11

História

Clubes por onde passou
  • Tonnerre Yaounde (CAM): 2001
  • Lille (FRA): 2001-2008
  • Lyon (FRA): 2008-2010

Makoun por sua habilidade e pela camisa que herdou ao chegar no Lyon, Makoun é apontado como sucessor de Foé na seleção camaronesa, jogador que morreu em campo atuando pelo país em junho de 2003.

Sua carreira começou nas categorias de base de Cotonsport Garoua, Jeunesse Star e Tonnerre Yaoundé, todos em seu país. Quando rumou para a França, já foi para acertar seu primeiro contrato como jogador profissional.

Depois de estrear em 2001, ficou por sete temporadas no Lille. Durante esse tempo, foi sondado por grandes clubes da Europa, principalmente após ter boas atuações da Liga dos Campeões pelo time francês. Arsenal e Tottenham, da Inglaterra, Juventus, da Itália, e Mônaco e Olympique de Marselha, da França, demonstraram interesse.

Mas foi apenas em 2008 que alguém conseguiu tirá-lo do Lille. Pagando 14 milhões de euros, o Lyon contratou o jogador. Ao chegar a sua nova equipe, Makoun, como forma de homenagem, herdou a camisa 17, que era de seu compatriota Marc-Vivien Foé e havia sido aposentada após a morte do meio-campista.

Pela seleção de Camarões, disputou a Copa Africana de Nações de 2006, 2008 e 2010. Ficou com o vice-campeonato na sua segunda participação do torneio continental. Também foi presença constante nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul, participando de 12 partidas.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host