Yahia

Anthar Yahia
Yahia
Data de Nascimento21/03/1982
NacionalidadeFranco-argelina
Local de nascimentoMulhouse (FRA)
Altura1,84m
Peso80kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeBochum
Número
4

História

Clubes por onde passou
  • Sochaux (FRA): 2000
  • Inter de Milão (ITA): 2000-2001
  • Bastia (FRA): 2001-2005
  • Nice (FRA): 2005-2007
  • Bochum (ALE): 2007-2010

O zagueiro Anthar Yahia é, hoje, o maior ídolo da seleção argelina. A despeito de sua carreira de destaque em clubes e seleção, a idolatria pode ser creditada às atitudes e ao desempenho do jogador em confrontos contra o Egito, rival histórico do país em diversos campos.

A história começa nas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2010, quando o time norte-africano enfrentou o Egito. Durante o confronto, Yahia se desentendeu com Zidan, craque adversário, que acusou o argelino de ter ofendido sua família.

Depois do jogo, os fãs egípcios, exaltados pela rivalidade, atacaram o ônibus da seleção visitante. Yahia se irritou com a passividade dos atletas locais, que se calaram após os atos violentos de seus fãs. O resultado foi uma polêmica que chegou

em seu ápice no desempate entre os dois times, valendo uma vaga no Mundial da África do Sul.

Yahia só cumprimentou um de seus rivais, o meio-campista Aboutrika, um dos poucos a se manifestar a respeito do acontecimento anterior. Durante o jogo, o zagueiro ainda foi o responsável direto pela vitória argelina, marcando o único gol do 1 a 0.

O sucesso na carreira internacional compensa um histórico mediano nos clubes. Depois de andar sem muito destaque por Itália e França, o jogador se encontrou no Bochum, onde está desde 2007, quase sempre no time titular. Em 2009/2010, por exemplo, ele foi titular de 17 dos 34 jogos da equipe no alemão, apesar de ter sofrido com lesões durante o ano.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host