Rafik Halliche

Rafik Halliche
Rafik Halliche
Data de Nascimento02/09/1986
NacionalidadeArgelina
Local de nascimentoAlger (ALG)
Altura1,87m
Peso80kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeNacional da Madeira
Número
5

História

Clubes por onde passou
  • NA Hussein Dey (ALG): 2006-2008
  • Benfica (POR): 2008
  • Nacional (POR): 2008-2010

Rafik Halliche tem, como a maior parte de seus companheiros, um histórico especial com relação à rivalidade com o Egito. O jogador foi um dos atingidos pelo ataque da torcida local ao ônibus argelino quando as duas seleções se enfrentaram em Cairo, pelas eliminatórias africanas para a Copa do Mundo.

As fotos em que Halliche aparece ensanguentado correram o mundo, e deram início a uma das maiores crises diplomáticas recentes do futebol. O zagueiro recuperou-se sem maiores problemas, mas passou a ser figura de destaque no confronto, que se repetiu na sequência.

Habitualmente reserva da equipe, Halliche foi titular no jogo de desempate entre as duas seleções, no Sudão, que definiu a ida da Argélia à Copa do Mundo. O zagueiro ainda voltaria a ser protagonista na semifinal da Copa Africana de Nações, em 2010, quando o Egito venceu o clássico norte-africano por 4 a 0. Halliche cometeu um pênalti no fim do jogo, foi expulso e deu início a uma série de protestos contra o árbitro do confronto.

Ainda jovem, o zagueiro deve assumir em breve a condição de intocável no experiente time argelino. Desde que mudou-se para Portugal, em 2008, Halliche possui contrato com o Benfica, mas atua, por empréstimo, no Nacional da Ilha da Madeira, aguardando uma chance de mostrar seu potencial.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host