Itumeleng Khune

Itumeleng Isaac Khune
Itumeleng Khune
Data de Nascimento20/06/1987
NacionalidadeSul-africana
Local de nascimentoVentersdorp (AFS)
Altura1,80m
Peso80kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
Clube
Número
16

História

Clubes por onde passou
  • Kaizer Chiefs (AFS): 2004-2010

O jovem arqueiro Khune conquistou rapidamente a torcida do Kaizer Chiefs, tradicional equipe de Soweto com quem iniciou sua carreira e virou titular quando tinha 20 anos. Sua capacidade de defender pênaltis e de repor a bola com eficiência ofensiva o fizeram titular dos Bafana Bafana, de quem será o número 1 na Copa em seu país natal.

O ex-técnico da África do Sul, Joel Santana, o fez titular na Copa das Confederações de 2009. No torneio, ajudou o país a chegar às semifinais e de quebra defendeu um pênalti do espanhol David Silva. Também fez parte do elenco que foi à Copa Africana de Nações de 2008, ficando no banco.

Quando começou a jogar futebol, Khune era zagueiro da base do Kaizer Chiefs, mas foi descartado e, para ganhar algum dinheiro, começou a trabalhar como gandula. E foi mergulhando para buscar as bolas durante os treinos que sua habilidade como goleiro foi percebida.

Khune era reserva quando sua equipe venceu o Campeonato sul-africano. Estreou na competição no segundo semestre de 2007, quando a equipe foi vazada apenas 20 vezes em 30 partidas, fazendo a melhor campanha defensiva do campeonato, apesar da sexta posição no final. Mas sua atuação não passou despercebida por Joel Santana, que o fez de titular pela primeira vez em 11 de março de 2008, em amistoso contra o Zimbábue.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host