Depois de duas décadas, França quebra a rotina e também se torna campeã

França - Brasão

França Depois de duas décadas, França quebra a rotina e também se torna campeã

Exatos 20 anos depois da conquista argentina, em 1978, a Copa do Mundo voltou a ser vencida por uma seleção que jamais havia sido campeã. Outra coincidência: a mesma Argentina havia sido a última seleção a vencer um Mundial jogando em sua própria casa.

Voltando a participar depois de duas ausências consecutivas - não passou pelas eliminatórias para 1990 e 1994 -, a França fez uma preparação minuciosa para não decepcionar a torcida e finalmente deixou de ser a seleção do "quase".

Em suas três melhores participações até então, os franceses haviam sido eliminados nas semifinais. Em 1958, perdeu por 5 a 2 para o Brasil, que foi o campeão. Com Michel Platini, caiu duas vezes diante da Alemanha Ocidental, em 1982 e 1986.

Eleito o melhor jogador do torneio, Zinedine Zidane foi o retrato do time campeão mundial. De origem argelina, personificou o futebol sóbrio e de alta qualidade técnica praticado pela equipe da casa. Além dele, outros 12 jogadores da seleção campeã eram de origem estrangeira ou nascidos no exterior.

No caminho rumo ao título, a França derrubou três técnicos brasileiros. O primeiro a cair foi Carlos Alberto Parreira, da Arábia Saudita, goleado por 4 a 0, na primeira fase. Os franceses ainda passaram com facilidade pela África do Sul e pela Dinamarca na fase inicial.

Em seguida, os franceses derrotaram na prorrogação - com "gol de ouro" do zagueiro Blanc -, o time de Paulo César Carpegiani, então treinador do Paraguai, em partida emocionante válida pelas oitavas de final.

Sufoco mesmo a França passou nas quartas de final, quando eliminou a Itália nos pênaltis. Nas semifinais, os donos da casa saíram atrás da surpreendente Croácia, mas viraram a partida com dois gols do lateral-direito Liliam Thuram.

Na grande decisão, nem mesmo a tradição brasileira assustou os franceses, que superaram a "estrela" de Mario Jorge Lobo Zagallo, o único homem a conquistar quatro títulos mundiais. Os gritos de "Allez, les bleus!" empurraram os comandados de Aimé Jacquet para a vitória mais importante da história do futebol francês. Um placar de 3 a 0 incontestável sobre o Brasil, com dois gols do carrasco Zidane e um de Petit.

Escalação da Seleção

Jogos disputados
7
Gols marcados
15
Gols sofridos
2
Atletas de origem estrangeira
13
Jogos sem Zidane
2
Cartões amarelos
11
  • "Estou satisfeito com meu desempenho nesta Copa. Só me faltou uma coisa até agora, que é marcar um gol, e espero marcá-lo na final contra o Brasil." Zidane, antes de jogar a final

Data Fase Jogos
12/06/1998 1ª fase França França - Bandeira 3 x 0 África do Sul - Bandeira África do Sul
18/06/1998 1ª fase França França - Bandeira 4 x 0 Arábia Saudita - Bandeira Arábia Saudita
24/06/1998 1ª fase França França - Bandeira 2 x 1 Dinamarca - Bandeira Dinamarca
28/06/1998 Oitavas França França - Bandeira 1 x 0 Paraguai - Bandeira Paraguai
03/07/1998 Quartas Itália Itália - Bandeira 0 (3) x 0 (4) França - Bandeira França
08/07/1998 Semifinal França França - Bandeira 2 x 1 Croácia - Bandeira Croácia
12/07/1998 Final Brasil Brasil - Bandeira 0 x 3 França - Bandeira França

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host