Seleção de Gana ganha 'bicho' atrasado e jogador beija calhamaço de notas

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Globo

    Jogador de Gana beija calhamaço de notas (à dir.) ao receber premiação pela participação na Copa

    Jogador de Gana beija calhamaço de notas (à dir.) ao receber premiação pela participação na Copa

O clima na seleção de Gana segue tenso – vide a expulsão de Kevin-Prince Boateng e Sulley Muntari do plantel -, mas ao menos uma das reinvindicações dos jogadores foi atendida. Nesta quarta-feira, véspera do jogo importante contra Portugal, uma escolta policial levou a premiação exigida pelos atletas, um "bicho" de US$ 3 milhões, de acordo com a AFP.

Imagens da TV Globo mostradas no "Bom Dia Brasil" mostraram a reação de alguns jogadores ao receberem sua parte. Alguns enrolaram em peças de roupa ou simplesmente colocaram nos bolsos. Um dos atletas é visto beijando um calhamaço de dinheiro – que pode chegar ao valor de US$ 100 mil para cada um.

Os ganenses exigiram a premiação em dinheiro, e não por transferência bancária, o que gerou todo um esquema especial para que o valor em espécie chegasse às mãos dos jogadores. A quantia chegou de avião e teve escolta pesada da polícia em Brasília para chegar ao seu destino. A crise foi tanta, que houve ameaça de greve e a recusa na participação dos treinos de terça-feira, que acabou sendo cancelado em cima da hora.

"A prática em Gana tem sempre sido pagar em dinheiro e essa é a prática há vários anos", disse o técnico James Appiah, em coletiva de imprensa. "Alguns jogadores não têm nem conta em Gana. Fazer esse depósito na África ia ser um problema, o sistema bancário é completamente diferente do que na Europa. Somos todos de lugares diferentes e o mais fácil é pagar em dinheiro".

"Essas coisas tinham que ter sido resolvidas antes da competição, mas conversamos com o grupo, o presidente de Gana interveio e vai dar tudo certo", garantiu ele.

O jogo contra Portugal, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, ainda tem Gana esperançosa de avançar às oitavas de final do Mundial. As duas seleções tem um ponto na Copa, enquanto Estados Unidos e Alemanha, que também se enfrentam às 13h, estão empatados com quatro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos