Abatida, seleção de Portugal pega Gana motivada por pagamento de bicho
Aiuri Rebello
Do UOL, em Brasília
A seleção portuguesa não tem motivos para estar cheia de confiança durante o jogo contra Gana desta quinta-feira, 13h, em Brasília. Além da fraca campanha, seu principal atleta e melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, já se justificou ao dizer que não veio ao Brasil para ganhar a Copa. Os ganeses, por outro lado, estão mais contentes. Na tarde de quarta-feira, o time africano ficou sabendo que o dinheiro do "bicho" pela participação na Copa, pago pela Fifa às confederações nacionais para ser repartido entre jogadores e comissão técnica, chegou de avião à capital federal.
As duas seleções precisam da vitória com uma boa margem de gols, além de torcer para a Alemanha e Estados Unidos não empatem no jogo que acontece simultaneamente pelo grupo G. Tanto Portugal como Gana tem uma derrota e um empate e jogam por tudo ou nada em Brasília no último jogo da fase de grupos.
A Polícia Federal informou no começo da noite desta quarta-feira que o embaixador de Gana entrou em contato com o governo federal brasileiro para que o valor da premiação da seleção do país pela participação na Copa - de acordo com a imprensa africana o valor é de três milhões de dólares - entre no Brasil de forma legal. O dinheiro foi levado ao hotel da seleção escoltado por batedores e viaturas da PF.
Os atletas ameaçavam não entrar em campo se o pagamento não fosse feito antes do jogo - a confederação de futebol do país havia prometido pagar no início da Copa. Ninguém confirmou oficialmente aqui no Brasil o valor total da premiação em questão.
Mas se engana quem pensa que os problemas de Gana acabaram. Sulley Muntari e Kevin-Prince Boateng, dois dos principais astros da equipe, foram suspensos dos Estrelas Negras: o primeiro agrediu um membro do comitê executivo da federação; o segundo insultou o treinador.
Pelo lado português, o técnico Paulo Bento descartou que irá se demitir em caso de eliminação na Copa. De acordo com ele, o trabalho desenvolvido pela delegação com o time independe de resultados no Mundial da Fifa, mesmo após a fraca campanha na primeira fase. Ele também criticou o que considera "erros" por parte da Fifa na organização dos jogos, principalmente no que se refere aos horários estabelecidos para alguns jogos. Os portugueses lamentaram ter de enfrentar a Alemanha, na primeira rodada, às 13h, em Salvador.
Quando chegamos em Salvador, eles nos disseram para não ir à praia às 13h por causa dos raios solares. Se não é bom para você ir à praia, como pode ser bom para você jogar futebol nessa hora do dia? , técnico da seleção portuguesa
X Eles já deveriam ter recebido. Agora todos estão focados na partida. Essa questão deveria ter sido resolvida há bastante tempo. Então os jogadores pediram, o governo interveio está tentando resolver , técnico da seleção ganesa
- 33398
- http://copadomundo.uol.com.br/enquetes/2014/06/25/qual-sera-o-resultado-de-portugal-x-gana.js