Astros de Gana são suspensos às vésperas do jogo contra Portugal

Do UOL, em São Paulo

A Federação de Gana divulgou comunicados nesta quinta-feira informando que os astros de sua seleção  Sulley Ali Muntari e Kevin-Prince Boateng foram suspensos da seleção por tempo indeterminado. Assim, eles devem deixar o Brasil e não jogam mais a Copa do Mundo.

A informação foi divulgada pouco antes do jogo contra Portugal, que ocorre às 13h em Brasília, nesta quinta-feira, pela rodada final do grupo G. Gana ainda tem chances de classificação para as oitavas de final -e Muntari já não atuaria na partida por estar suspenso com dois cartões amarelos.

A punição a Muntari foi determinada por uma agressão a um membro do Comitê Executivo da Federação de Gana, Moses Armah, na última terça-feira, dia 24 de junho. Já Boateng foi penalizado por insultos dirigidos ao treinador Kwesi Appiah durante treino em Maceió. "Desde a discussão, Boateng não mostrou nenhum remorso e, por isso, foi punido", divulgou a federação ganesa em comunicado oficial.

A reação dos jogadores ocorreu em meio a uma revolta dos jogadores da seleção ganense com a federação por causa do valor da premiação que receberiam no Mundial. Na terça-feira, a seleção chegou a cancelar um treinamento por conta disso.

Um dos motivos da discussão seria a forma de pagamento dos US$ 100 mil (aproximadamente R$ 220 mil). A Associação de Futebol de Gana havia informado que faria transferência, mas os jogadores insistiam em receber em dinheiro vivo, o que acabou acontecendo na madrugada desta quinta-feira.

Segundo a imprensa do país, o caso mais grave é de Muntari, que chegou a dar um tapa na cara de Moses Armah e perseguir o dirigente com garrafas de vidro quebradas, exigindo o pagamento. 

Confira os comunicados da Federação de Gana na íntegra:

Muntari suspenso
  • Agressão
    A Federação de Futebol de Gana suspendeu Suller Ali Muntari por tempo indeterminado dos 'Blacks Stars' com efeito imediato. A decisão foi tomada por conta do ataque físico do jogador a um membro do Comitê Executivo da GFA, Sr. Moses Armah na terça-feira, 24 de junho, 2014, durante uma reunião. O credenciamento Muntari para a Copa do Mundo de 2014 foi suspensa imediatamente.
Boateng suspenso
  • Insultos ao técnico
    A Federação de Futebol de Gana aprovou a decisão do técnico Kwesi Appiah de suspender Kevin-Prince Boateng por tempo indeterminado dos "Black Stars". A decisão é tomada após insultos verbais de Boateng ao técnico durante treino em Maceió. Desde então, Boateng não demostrou remorso pela sua atitude e, por isso, foi punido. O credenciamento de Boateng da Copa do Mundo foi suspenso imediatamente.

Milton Neves: Portugal não tem chance; Gana e EUA disputam a vaga

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos