David Luiz explica o lema da seleção: "Time que sabe sofrer"

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Brasília

Quando falou sobre o gol-relâmpago sofrido logo na estreia, Daniel Alves usou a frase. Marcelo, depois do 0 a 0 contra o México, repetiu. O último a dizê-la, em entrevista coletiva, é o primeiro a explicá-la. Por que os jogadores repetem a expressão "saber sofrer" tantas vezes?

"O time está sabendo ter a consciência necessária para entender o jogo dentro das partidas. Quando você vê um time que oscila muito, dificilmente esse time chega ao título ou longe. Nosso time tem muita maturidade", disse David Luiz. Mas onde se vê, de forma prática, essa maturidade?

"Vocês falaram inúmeras vezes que queriam ver a reação quando a gente tomasse um gol. A gente foi bem contra a Croácia. Quando o adversário do outro lado que era o México, soube sofrer. Teve maturidade de ver que estava fazendo o jogo perfeito hoje [segunda] e de repente toma um gol. A gente não abaixou a cabeça e manteve da mesma forma", conclui o zagueiro.

A reação às adversidades era um tema importante por vários aspectos. O primeiro deles é o retrospecto recente da seleção. Tanto em 2006 quanto em 2010, o Brasil chegou à Copa do Mundo depois de ganhar absolutamente tudo no caminho. Quando encontrou um obstáculo na competição, nos dois casos, não soube reagir e terminou eliminada.

O segundo motivo é a inexperiência da equipe atual em Copas do Mundo. Do elenco inteiro, só cinco já estiveram em uma outra edição. Júlio César e Maicon eram titulares há quatro anos, quando Ramires era uma opção frequente de Dunga. Fred, por sua vez, era banco de Ronaldo e Adriano em 2006. Thiago Silva, hoje capitão, sequer entrou em campo na África do Sul, quando compôs o elenco.

Por isso, manter o preparo psicológico durante os 90 minutos é um dos objetivos do time atual, que ainda tem a carga extra de pressão que é atuar em casa. Não são raras as vaias na história da seleção, e essa geração já enfrentou esse cenário algumas vezes, o que faz o resultado da primeira fase ser ainda mais comemorado.

"Nosso objetivo até o momento foi atingido, que é era ser primeiro do grupo. Saio de campo feliz, cansado, mas feliz pela exibição que fizemos. Faltam só quatro [jogos]. O confronto com o Chile é muito difícil, mas a equipe está preparada. Independentemente se viesse Chile, Holanda ou Espanha, o time estava preparado", disse Thiago Silva. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos