Menos testado da era Scolari, Fernandinho muda jogo e pede passagem no time

Paulo Passos

Do UOL, em Brasília (DF)

Nenhum outro jogador de linha convocado para a Copa do Mundo teve menos oportunidades na nova era Scolari do que Fernandinho. Chamado pela primeira vez no último teste antes da definição dos 23 convocados, no amistoso com a África do Sul, Fernandinho foi bem, entrou na lista e agora pede passagem para ganhar uma vaga de titular.

Na vitória sobre Camarões, Fernandinho entrou no segundo tempo na vaga de Paulinho. Com ele em campo, o Brasil melhorou. Segundo as estatísticas oficiais da Fifa, o substituto deu o dobro de passes que o titular, sendo que um deles originou um gol, e também desarmou mais. Além disso, fez o quarto gol da vitória.

"Todo jogador quer ser titular, todo jogador quer jogar, estar entre os 11 titulares. O que me resta? Treinar esses dias e esperar a decisão de Felipão", afirmou o volante após a partida.

Com Felipão, Fernandinho jogou em três partidas. Em duas delas foi destaque do time: no amistoso contra a África do Sul e a vitória da última segunda. Contra a Sérvia, antes da estreia da Copa, atuou 25 minutos, mas não encantou.

Quando Fernandinho foi convocado pela primeira vez, Scolari buscava uma alternativa para a reserva de Luiz Gustavo, o primeiro volante. Foi nessa função que ele começou o amistoso contra a África do Sul, em março. Depois, no segundo tempo, teve seu desempenho testado numa função mais à frente, já substituindo Paulinho.

Na segunda posição foi melhor. Justamente na que briga por uma vaga com Paulinho. Até porque Luiz Gustavo, o primeiro volante da equipe, é cada dia mais uma certeza para Felipão.

"O Luiz ninguém vê muito, mas é um dos jogadores mais importantes da seleção brasileira", afirmou o técnico.

Novo Kléberson?

Felipão deixou claro depois da partida que gostou da atuação de Fernandinho. Classificou a entrada do volante como "providencial". O técnico, porém, não quis garantir que mudará o seu meio campo.

Uma mudança no meio do caminho durante a Copa do Mundo não seria uma novidade para Felipão. Em 2002, achou o time titular nas quartas de final, quando mexeu justamente na vaga de segundo volante. Na época, tirou Juninho Paulista, titular nos quatro primeiros jogos e escalou Kleberson, que assim como Fernandinho tinha tido poucas até então oportunidades com Felipão.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos