RJ apela a PMs em treinamento para reforçar segurança do Maracanã

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A melhoria da segurança do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 estará a cargo de 600 policiais militares ainda em treinamento. Serão eles quem atuarão na nova barreira de proteção que será instalada no estádio a partir de domingo para evitar que novas invasões de torcedores ocorram durante o Mundial. Na quarta-feira, antes do jogo entre Espanha e Chile, pelo menos 87 torcedores entraram no estádio correndo pelo acesso à sala de imprensa.

A criação da nova barreira e o uso dos policiais em treinamento foram as principais mudanças no esquema de proteção do Maracanã anunciadas na quinta-feira por autoridades de segurança. Com praticamente todo seu efetivo já comprometido com o Mundial, a PM-RJ (Polícia Militar do Rio de Janeiro) viu-se obrigada a lançar mão do seu "contingente de reserva" para reforçar sua presença ao redor do estádio.

"Esses policiais tinham passado por um curso da Fifa durante sua formação para atuarem dentro do Maracanã em caso de problema com os seguranças privados. Eram nossa contingência de reserva", admitiu o coronel Luís Castro, comandante da PM-RJ, em entrevista coletiva concedida na noite de ontem. "Vamos colocá-los nas em linhas de proteção que serão instaladas à frente das linhas de segurança do COL [Comitê Organizado Local da Copa]."

Segundo o próprio coronel Castro, os novos policiais que trabalhão no Maracanã já a partir de domingo, no jogo entre França e Equador, não estão prontos para trabalhar na rua hoje. Não poderiam, por exemplo, embarcar em viaturas e seguir para ações normais de segurança pública feitas normalmente pela PM. Para ele, entretanto, isso não significa que eles não possam trabalhar durante a Copa. "Para essa missão, eles estão prontos", ressaltou.

Os 600 novos PMs do Maracanã são considerados aspirantes. Ainda frequentam aulas de cursos de formação da própria PM. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, toda a formação de policias militares dura entre seis e nove meses. Os aspirantes que serão usados na Copa ainda precisam de um mês de aulas para formarem-se.

Esquema extraordinário

A segurança da Copa do Muno de 2014 envolve 8.132 policiais militares do Rio de Janeiro. Cerca de 2.500 trabalham no Maracanã a cada jogo do Mundial na capital fluminense. Com o reforço dos aspirantes, serão aproximadamente 3.100.

Para mobilizar toda essa quantidade de policiais para a Copa, a PM-RJ estabeleceu uma escala especial de trabalho. Todas as férias e folgas de policiais foram canceladas. Todo o efetivo da PM foi posto na rua.

Essa escala mais rígida de trabalho, aliás, foi posta em prática ainda antes do esperado. Inicialmente, a escala valeria a partir do final de maio. Como os índices de violência aumentaram consideravelmente no Rio de Janeiro meses antes do início do Mundial, a implantação da escala diferenciada foi antecipada para o começo do mês.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos