Chilenos invadem Maracanã em ação premeditada e são contidos por seguranças

Mauricio Stycer e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Torcedores chilenos invadiram o Maracanã antes do jogo contra a Espanha nesta quarta-feira. Cerca de 100 torcedores sul-americanos entraram, por volta das 15h, no estádio pela sala de imprensa. Sem ingressos, todos corriam e promoveram uma enorme confusão. Uma parte do grupo foi contida e outra - menor - escapou. A segurança, por meio das câmeras, ainda procura estes torcedores. 

Os repórteres do UOL estavam nesta área, mas não tinham visão clara dos invasores na hora. Os seguranças particulares conseguiram controlar a situação trinta minutos após a confusão.

A ação foi premeditada. O grupo que invadiu se concentrou no lugar desde as 11h da manhã, esperando uma chance para entrar no estádio. Eles estavam bem perto do local da sala de imprensa. A informação do COL (Comitê Organizador Local) é que, próximo ao horário do jogo, os torcedores enganaram os seguranças dizendo que um dos chilenos passava mal do lado de foram. Eles pediam uma ambulância.

Neste momento, derrubaram uma grade, forçaram uma barreira formada pela segurança privada e invadiram a sala de imprensa. Do lado de dentro, tentaram entrar nas arquibancadas por essa área. Jogaram tudo pelo chão no local onde os jornalistas estavam concentrados e também quebraram paredes provisórias. Alguns deles chegaram até o gramado. 

A polícia militar e a segurança particular do Maracanã correram atrás dos torcedores. "Eles invadiram o portão e correram para dentro. Nós o detivemos", disse Diego Guilherme de Souza Gonçalves, um destes seguranças. 

Após controlar o incidente, levaram os chilenos para um lugar entre a sala de imprensa e um muro próximo à entrada para o gramado. Cerca de 30 pessoas ficaram confinadas nesse lugar.  Posteriormente, foram levadas para delegacia. A polícia informou que no total 85 torcedores foram detidos.

A partida entre Argentina e Bósnia também teve invasão ao Maracanã no último domingo. Sem ingresso, eles forçaram entrada pelo portão e os seguranças não conseguiram conter quem estava sem ingresso. Outros foram flagrados pulando o muro de um dos acessos.

A Fifa, via Twitter, divulgou uma nota oficial do ocorrido: 

"Antes do jogo Espanha X Chile no Maracanã, um grupo de pessoas sem ingressos forçou de forma violenta a entrada no estádio. Eles quebraram cercas, passaram pela segurança e foram contidos pela segurança antes de chegarem aos assentos. A situação rapidamente foi controlada e pelo menos 85 invasores foram detidos de acordo com a Policia Militar do Rio. Os organizadores da #Copa2014 condenam esses atos de violência. Comunicaremos mais informações e as medidas a serem tomadas em breve."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos