'Fan Fest Popular' rivaliza com evento oficial da Fifa no Rio

Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O morador do Rio de Janeiro sem ingresso para os jogos da Copa do Mundo não tem motivos para preocupação. Uma tradição de mais de 30 anos provou sua eficiência durante a estreia do Brasil contra a Croácia. Em torno de 20 mil pessoas estiveram reunidas no Alzirão, zona norte da cidade, para acompanhar o triunfo nacional por 3 a 1 e solidificaram a "Fan Fest Popular", alternativa ao evento oficial da Fifa realizado na Praia de Copacabana.

Colocar a festa do Alzirão em prática com a Copa do Mundo no Brasil foi mais difícil do que o imaginado pelos organizadores. Dona da competição, a entidade principal do futebol mundial criou obstáculos, mas os moradores da Rua Alzira Brandão e vizinhos reuniram esforços junto ao governo estadual e patrocinadores e realizaram mais uma vez o projeto.

Outrora simples, o espaço da estreia mostrou-se moderno e dispôs até de uma Área VIP ao melhor estilo dos camarotes da Marquês de Sapucaí. O torcedor que não abre mão da mordomia pode desembolsar R$ 60. A partir daí, é só vestir a camisa convite, ter uma visão privilegiada do palco e ainda aproveitar o serviço de bar. O clima família e a segurança feita por mais de 300 policiais militares costumam garantir sem muitos problemas a sonhada tranquilidade aos fãs da seleção.

Apesar de toda a mobilização da Fan Fest oficial da Fifa, os cariocas provaram que o Alzirão é como um patrimônio. Em 2014, nenhuma marca do torneio foi reproduzida nas camisas e pinturas na rua para evitar problemas e seguir a determinação da entidade. Mas o tradicional bandeirão, alvo de fotos frenéticas dos frequentadores, segue adorado como uma espécie de troféu.

"A nossa festa é mais popular. Não tem muito gringo, pois eles preferem a zona sul. Então, acaba sendo uma coisa de carioca, de comunidade... Mas recebemos todos bem e vamos manter a tradição por muitos anos. Os próprios jogadores gostam do clima. Em 2010, por exemplo, Neymar, Jô e Vagner Love passaram para conhecer a festa do Alzirão", contou Marcelo Ferreira, um dos 30 organizadores do tradicional point.

A curiosidade dos turistas e até de cariocas com a Fan Fest de Copacabana talvez seja um dos trunfos do Alzirão para a manutenção do sucesso. Com espaço limitado para 20 mil torcedores, o evento oficial da Fifa teve problemas na estreia, já que muitos desistiram de entrar e outros demoraram mais de 1h nas longas filas. Por sua vez, a festa na Tijuca acontece em território praticamente ilimitado e já recebeu mais de 30 mil fanáticos em diversas oportunidades.

Além disso, o fato de o Alzirão estar em uma região estritamente residencial diminui a possibilidade de protestos e cenas de violência, o que aumenta a escolha dos torcedores pela tradição contra a chamada modernidade das Fan Fests oficiais.

O clima de carnaval e os shows de artistas com cachês pagos por uma rádio do Rio de Janeiro seguem até o encerramento da competição e com promessa no aumento de público a cada partida da seleção brasileira. A festa, que acontece desde 1978, quando um grupo de pessoas decidiu levar para a rua uma televisão de 20 polegadas, cresceu não apenas no telão de LED, mas se consolidou como uma espécie de "ponto turístico" da cidade e rival à altura do evento padrão Fifa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos