Antes da Copa, Cuiabá tem furtos, água desligada e ataque a bola do Mundial

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Tchélo Figueiredo / Divulgação

    12.jun.2014 - Bola gigante foi colocada em rotatória de Cuiabá para dar boas-vindas aos turistas

    12.jun.2014 - Bola gigante foi colocada em rotatória de Cuiabá para dar boas-vindas aos turistas

A Copa do Mundo pode ser uma festa, mas o clima que precede o evento em Cuiabá não é apenas positivo. Às vésperas de sediar a maior competição esportiva do planeta, a capital mato-grossense tem registrado furtos, água desligada e vandalismo a uma réplica gigante da Brazuca que foi colocada na entrada da cidade.

A bola gigante havia sido posicionada em um gramado, no centro de uma rotatória. O artefato foi posicionado sobre um pedestal, mas foi arrancado dali na noite de terça-feira.

Como estava presa por parafusos, é improvável que a bola tenha caído por causas naturais. Um acidente pode ter provocado um choque com a base do artefato, por exemplo, mas a hipótese mais provável é que tenha sido ação proposital.

A Polícia Militar abriu investigação sobre o caso. No site da prefeitura de Cuiabá, o ato foi descrito como "vandalismo". A bola foi recolocada no local na tarde de quarta-feira.

O problema é que o ataque à réplica da bola, que não foi danificada, está longe de ser o único problema de Cuiabá às vésperas da Copa do Mundo. No condomínio residencial Serra Azul, por exemplo, cabos de energia elétrica foram furtados na quarta-feira.

Os cabos furtados eram usados pelo poço que fornece água ao condomínio. Sem eles, a distribuição foi interrompida.

Os moradores do Jardim Florianópolis também ficaram sem água nesta semana. A distribuição foi desligada por causa de obras em vias da região. É a quarta vez em que uma obra para asfaltar a área é iniciada, e em todas as ocasiões houve corte no fornecimento de água.

"Eu não sei dizer qual é a relação entre as duas coisas, mas o fato é que eles desligam a água sempre que começam a mexer no asfalto. Aí a obra do asfalto não continua e só serve para ficarmos sem água durante alguns dias", relatou uma moradora do Jardim Florianópolis, que fica na periferia de Cuiabá.

Cuiabá também teve um aumento de roubos de celulares nos últimos dias, sobretudo em áreas ligadas à Coa do Mundo – imediações da Arena Pantanal, por exemplo. Contudo, a Polícia Militar ainda não divulgou dados oficiais sobre esse incremento.

A capital do Mato Grosso vai receber quatro jogos da Copa de 2014, todos da primeira fase. O primeiro deles será Chile x Austrália, marcado para a próxima sexta-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos