Igrejas de Cuiabá terão missas em espanhol e inglês durante a Copa
Guilherme Costa
Do UOL, em Cuiabá (MT)
-
Bruno Oliveira/UOL
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é uma das principais atrações históricas de Cuiabá. No altar há talhas douradas da fase barroca
A Copa do Mundo vai mudar até a vida religiosa em Cuiabá. Nas próximas semanas, até as igrejas católicas da capital mato-grossense terão cerimônias em espanhol e inglês para tentar atrair turistas estrangeiros.
As missas em outros idiomas serão realizadas nos dias 15 e 22 de junho. A igreja São Gonçalo fará celebrações em espanhol às 11h30, e a catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá terá cerimônias em inglês.
As duas igrejas foram escolhidas por dois fatores: localização e estrutura local. Na catedral, dois padres falam inglês. Na São Gonçalo, o padre Elias é fluente em espanhol – ele já morou no Chile e na Colômbia.
O horário da missa em espanhol na São Gonçalo, aliás, foi escolhido graças ao período em que o padre Elias viveu no Chile. Segundo ele, esse é o período mais adequado aos costumes da população do país vizinho.
"Toda a liturgia será feita nesses dois idiomas, e esperamos que as missas estejam repletas de fiéis de outras partes do mundo", disse Maria Estela da Silva Costa, coordenadora de eventos da Arquidiocese de Cuiabá. A expectativa da entidade é receber pelo menos 200 turistas estrangeiros nas missas em espanhol e inglês.
Cuiabá será sede de quatro jogos da Copa do Mundo de 2014. Além de Chile x Austrália, marcado para sexta-feira, a cidade receberá Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia e Colômbia x Japão.
A criação de cerimônias bilíngues nas igrejas locais foi um pedido de Mauro Mendes, prefeito de Cuiabá. Outros locais também foram consultados, mas não aderiram ao plano por falta de estrutura própria para tradução do conteúdo das missas.
A Copa do Mundo também serviu como mote para a criação de roteiros bilíngues nos museus de Cuiabá. Há um roteiro especial para turistas na cidade, que parte da Arena Pantanal. A expectativa da organização era ter até 200 pessoas por dia fazendo esse trajeto, mas houve menos de 40 adesões na última terça-feira, primeiro dia da operação.