Torcedores chilenos ameaçam professora e cantam Michel Teló em Cuiabá
Guilherme Costa
Do UOL, em Cuiabá (MT)
-
Jeremias Wernek/UOL
Jogadores do Chile treinam em Belo Horizonte antes da Copa de 2014, mas torcedores já estão em Cuiabá
O aumento de turistas estrangeiros nas ruas de Cuiabá já criou a primeira confusão. Uma professora de 40 anos foi abordada por um grupo de chilenos na última segunda-feira, no estacionamento de um shopping center. Os visitantes cantaram o hit "Ai, se eu te pego", do cantor sertanejo Michel Teló, gritaram "gostosa" e fizeram propostas indecorosas. Um deles chegou a agarrar a docente pelo braço.
A história foi relatada pela professora Ana Helena Paroli em um perfil na rede social Facebook. "Eu estava com uma calça jeans e camiseta, nada que justificasse o comportamento que eles tiveram. Eu até olhei para o lado para ver se eles estavam mexendo com outra pessoa", contou.
Depois da publicação, Ana Helena apagou a conta na rede social. A professora deu uma entrevista ao site local "Olhar Direto" e ratificou a história: "Eu disse para o cara que nós brasileiras não somos prostitutas, que somos bem tratadas pelos homens daqui. Ele saiu, apenas deu risada e voltou para junto do grupo. Querem falar besteira, cantar e gritar, tudo bem, mas me puxar pelo braço, eles não têm esse direito. Fiquei chocada".
A despeito do problema, Paroli não prestou queixa. Visitantes da Copa que cometerem infrações em Cuiabá serão direcionados à Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista, que tem 40 investigadores bilíngues e foi criada por exigência da Fifa.
Os turistas chilenos são o maior contingente de visitantes que Cuiabá espera receber para a Copa do Mundo. Segundo o Ministério do Turismo, 20 mil pessoas do país sul-americano devem ver os jogos do torneio na capital mato-grossense.
O jogo entre Chile e Austrália é o mais lotado entre os quatro que serão realizados em Cuiabá. A cidade também receberá Rússia x Coreia do Sul, Bósnia x Nigéria e Japão x Colômbia.
Até o último fim de semana, ainda era difícil ver turistas estrangeiros nas ruas de Cuiabá. O fluxo, principalmente de chilenos, começou a crescer na segunda-feira.