Austrália terá frigobar vazio e chef próprio em hotel de Cuiabá
Guilherme Costa
Do UOL, em Cuiabá (MT)
Os hotéis que receberão Chile e Austrália, os dois primeiros times que vão jogar em Cuiabá na Copa de 2014, já começaram a preparar estruturas para receber as seleções. O time da Oceania (que representa a Confederação Asiática de Futebol), por exemplo, pediu que frigobares fossem esvaziados e que seus atletas tivessem um espaço especial para refeições.
A Austrália levará um chef e um nutricionista a Cuiabá. Os jogadores terão um cardápio especial, diferente do que for oferecido aos outros hóspedes. Eles não farão refeições no restaurante, e sim em uma sala especialmente preparada apra isso.
"Nós estamos lotados entre os dias 11 e 25 de junho, mas já costumávamos estar cheios nesse período. O que muda é o tipo de público, já que o nosso hotel tem um foco maior em hóspedes do segmento business", disse Marcelo Mesquita, gerente-geral do hotel Deville.
A delegação australiana também terá um esquema especial de lavanderia e frigobares vazios. Eles usarão cerca de 50 dos 174 quartos disponíveis no hotel. "O que muda mais é a estrutura de privacidade e segurança", avaliou Mesquita.
Jogadores de seleções que disputam a Copa do Mundo têm tratamento de chefe de Estado. Por isso, militares vistoriam hotéis antes de as delegações se hospedarem. Uma vez aprovados, os quartos são lacrados até a chegada dos jogadores.
No hotel Hits Pantanal, que receberá a seleção chilena, também há grande preocupação com aspectos como privacidade e segurança. A grande diferença é que o aparato está produzindo um cardápio mais alinhado aos gostos da delegação do país sul-americano, que não pediu nenhum prato local no menu.
Australianos e chilenos circularão normalmente em áreas públicas dos hotéis. Nos dois casos, apenas algumas áreas foram reservadas aos times.
O primeiro jogo da Copa do Mundo em Cuiabá acontecerá no dia 13 de junho, às 19h (horário de Brasília). A capital mato-grossense receberá quatro jogos da primeira fase da competição (os outros serão Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia e Japão x Colômbia).