Concurso de Musa do Pantanal tenta colocar finalistas em jogo da Copa no MT

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Buda Mendes/Getty Images

    Arena Pantanal vai receber quatro jogos da Copa; Concurso Musa do Pantanal quer aproveitar isso

    Arena Pantanal vai receber quatro jogos da Copa; Concurso Musa do Pantanal quer aproveitar isso

A dois dias do início da Copa de 2014, ainda há ingressos disponíveis para todos os quatro jogos que serão disputados na Arena Pantanal, em Cuiabá. Ainda assim, a corrida é grande na cidade por um jeito de entrar no estádio na sexta-feira, quando o Chile enfrentará a Austrália pelo Mundial. É o caso do concurso "Musa do Pantanal", que já foi notificado por tentar usar o nome da competição e agora tenta ao menos colocar as finalistas em campo.

"Na verdade, o nome desse concurso era Musa da Copa do Pantanal. Como somos uma das sedes, resolvemos fazer esse evento. Percorremos todo o Estado fazendo classificatórias para apresentar à sociedade a beleza mato-grossense. O intuito é divulgar a beleza, integrar família e valores e realizar um sonho das meninas. Queremos representar a Copa aqui", disse Paulo Cesar da Silva, 53, presidente da Amarmat (Associação de Músicos e Artistas do Mato Grosso), entidade responsável pela organização do concurso.

Quando as eliminatórias já estavam em andamento, Silva foi chamado a uma reunião na Secopa-MT. Ele foi notificado pelo uso do termo "Copa", que é protegido por lei – a Fifa detém exclusividade sobre uma série de palavras ligadas ao evento. Por isso, a Amarmat decidiu retirar a palavra do nome,

Ainda assim, a organização do "Musa do Pantanal" tenta se aproximar da Copa. Uma das ideias da Amarmat é levar as finalistas para os dois primeiros jogos do torneio em Cuiabá (Chile x Austrália, no dia 13 de junho, e Rússia x Coreia do Sul, no dia 17 de junho).

"Nós fomos procurar um representante do COL [Comitê Organizador Local] para ver se eles liberavam credenciais ou ingressos para levar as meninas, mas aqui você não sabe nem com quem falar. Precisamos levá-las, mas ainda não sei como", disse o presidente da Amarmat.

As finalistas do concurso também vão circular no Fifa Fan Fest, que tem entrada aberta ao público. Nos jogos, a Amarmat quer que as candidatas circulem com dois visuais distintos: calça jeans e camiseta em um dia, vestido de gala no outro.

"Vamos ter uma reunião com o governador [Sinval Barbosa] para ver o que pode sobrar para nós. Estamos prontos para trabalhar. Só queremos divulgar o que é nosso. A Fifa trouxe a Copa para cá e usou o nome do Pantanal, que é nosso. Então, nós também podemos usar o nome do Pantanal. Quando o governador lançou o projeto da Copa, nós estivemos no interior representando. O povo perguntava se ia ter Copa e achava que não ia acontecer, mas nós defendemos. Dissemos o quanto era importante para o Estado e o quanto ia ficar de legado. Acabei sendo um embaixador da Copa, e as autoridades locais podiam ver isso", contou Silva, que foi pastor de uma igreja evangélica e deixou o posto para assumir a presidência da Amarmat.

O relato do dirigente é que ele teve pressão alta e três internações por causa do concurso. Além disso, precisou vender dois carros avaliados em pelo menos R$ 15 mil para financiar a empreitada.

A etapa final estava marcada para o dia 7 de junho. No entanto, foi adiada por causa de uma operação da Polícia Federal que envolveu várias autoridades do Mato Grosso. Agora, a decisão do concurso acontecerá no dia 21, mesma data de Bósnia x Nigéria em Cuiabá.

"Não vamos ter milhares de pessoas. Só 2 mil ou 3 mil convidados", relatou Silva. A etapa final terá desfile de biquíni, e a vencedora ganhará um carro 0km. Além disso, representará o Pantanal em desfiles e eventos. "Como a Copa, eu espero", finalizou o presidente da entidade organizadora.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos