Suker alerta Brasil: "Não facilitem contra nós"

Fernando Duarte

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Fernando Duarte/UOL

    Davor Suker concede entrevista coletiva em Copacabana

    Davor Suker concede entrevista coletiva em Copacabana

Artilheiro da Copa do Mundo de 1998, quando sua Croácia surpreendeu o mundo ao terminar em terceiro lugar, Davor Suker hoje é presidente da Federação Croata de Futebol. E não hesita em dizer que a partida de abertura do Mundial contra o Brasil é ainda mais importante que a semifinal de 16 anos atrás, contra a França. E por mais que ele espere sair de mãos vazias da Arena Corinthians, o ídolo croata alerta a seleção brasileira contra a complacência.

"O Brasil é favorito para conquistar o Mundial e certamente tem um time muito melhor que o nosso. Há vários jogadores ali que podem meter três gols na gente. Só não pensem que podem facilitar. A Croácia não espera nada desse jogo, mas vai deixar tudo no campo. Vamos dar 150%", afirmou o artilheiro do Mundial da França, num evento de patrocinadores realizado na manhã desta segunda-feira em Copacabana.

Suker disse que a Croácia poderia criar mais problemas para o Brasil se pudesse contar com o centroavante Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, um grandalhão homem de área que certamente causaria desconforto para a zaga brasileira. Mandzukic está suspenso por ter sido expulso na partida de volta da repescagem das eliminatórias europeias. "Uma pena que Mandzukic não estará jogando, pois ele colocaria pressão na defesa brasileira. Precisamos quebrar o ritmo do Brasil, principalmente no meio de campo. Não podemos sonhar muito, nosso objetivo é sair do grupo com o segundo lugar e os jogos contra México e Camarões é que serão cruciais para nós", explicou Suker.

A Croácia jamais chegou perto de repetir a campanha de 1998, quando terminou em terceiro lugar em uma campanha que teve goleada de 4 a 0 sobre a Holanda e 3 a 0 na Alemanha nas quartas de final. Ausente do Mundial de 2010, a equipe não passou da primeira fase em 2002 e 2006, quando também fez seu primeiro jogo contra o Brasil. "Somos um país de 4 milhões de pessoas e temos de estar orgulhosos de conseguir um lugar entre os times disputando uma Copa do Mundo. É maravilhoso estarmos aqui e disse aos jogadores para que aproveitem", contou Suker.

Ele já parece estar curtindo há algum tempo: no sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em dezembro, o hoje dirigente foi visto "enxugando" várias tulipas de cerveja à beira de uma das piscinas da Costa do Sauipe e tentando vencer a marcação de várias mulheres tomando banho de sol.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos