Croácia mostra setor defensivo sólido e vence último teste antes do Brasil

Do UOL, em São Paulo

Rival da estreia do Brasil na Copa do Mundo, a Croácia não fez uma grande apresentação nesta sexta-feira em seu último teste antes do Mundial. Mesmo assim, comandados por Modric, campeão da Liga dos Campeões da Europa, e por um sistema defensivo sólido, os croatas venceram a Austrália por 1 a 0 no estádio de Pituaçu, na Bahia.

Agora, as atenções do croatas ficam todas voltadas para o Brasil, adversário da próxima quinta-feira no primeiro jogo da Copa do Mundo. A partida será disputada no Itaquerão, em São Paulo.

As fases do jogo: Dois times que privilegiaram o sistema defensivo. Sem muito se arriscar ao ataque, ambas seleções pouco finalizaram contra o gol adversário, principalmente no primeiro tempo em que os goleiros foram meros espectadores.

A postura, principalmente a croata, mudou na etapa final quando Eduardo, brasileiro naturalizado, e Modric chamaram mais a partida. O gol de Jelavic após boa jogada do atleta do Real Madrid deu mais tranquilidade para a Croácia em busca da vitória. Os australianos cresceram no duelo, pressionaram, mas o máximo que conseguiram foi atingir a trave.

O melhor: Modric – Em uma partida em que os atletas pouco buscaram o ataque, o meia do Real Madrid teve de realizar uma boa jogada individual para conseguir tirar o zero do placar. Além da jogada do gol, o croata ainda comandou o meio-campo da seleção.

O pior: Pranjic – O lateral deixou o gramado após torcer o tornozelo e foi carregado para fora de campo. Ao sair das quatro linhas, ele ficou caído do lado de fora e preocupa para a Copa.

A chave do jogo: Sistema defensivo. Os croatas demonstraram ter uma defesa bem sólida. O único lance perigoso dos australianos foi uma cobrança de falta que parou na trave do goleiro Pletikosa. Aliás, o arqueiro croata não precisou fazer uma grande defesa.

Toque do técnico: Mesmo sem mexer no time no intervalo da partida, Niko Kovac, treinador croata, conseguiu fazer uma grande mudança de postura de seu time da etapa inicial para a final. O técnico ainda fez testes para a vaga de Mandzukic, artilheiro da Croácia, que ficará de fora da estreia por estar suspenso. Eduardo e Olic foram as opções.

Para lembrar:

Minuto de silêncio. Um minuto de silêncio é pouco. A partida entre Austrália e Croácia contou com dois minutos de silêncio. A primeira tentativa não estava valendo.

Estádio vazio. A expectativa era de grande público para a partida de duas seleções da Copa em Pituaçu, mas Croácia e Austrália reuniram apenas 8 mil pessoas nas arquibancadas.

Sem lateral. Com a lesão de Pranjic, Kovac perde seu segundo lateral esquerdo para o Mundial. Antes dele, Vrsaljko já havia sido cortado por lesão.

Detetive. Para acompanhar seu primeiro rival na Copa do Mundo, Felipão mandou Alexandre Gallo para acompanhar a partida do estádio de Pituaçu.

Trapalhada. O goleiro Matthew Ryan quase protagonizou uma cena de Trapalhões na partida. Ao tentar dominar a bola, ele perdeu o controle e quase que os croatas fizeram o primeiro.

Colombianos sofrem, mas deslancham no fim e vencem

AP Photo/Victor R. Caivano

Os colombianos demoraram para abrir o placar, mas conseguiram uma boa vitória sobre a Jordânia, com a ajuda de dois pênaltis. Sem Falcão para comandar o setor ofensivo, os colombianos só foram abrir o placar aos 42 minutos com James Rodriguez.

No segundo tempo, os colombianos contaram com a ajuda de um pênalti para ampliar. A bola ia entrando quando Bani Yassen se jogou para segurá-la com as mãos. Na cobrança, Cuadrado ampliou.

Para dar números finais ao duelo, Guarin deixou sua marca aos 44 minutos e definiu a vitória por 3 a 0.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos