Blatter exalta festa de brasileiros, mas é protegido e usa carro discreto

Ricardo Perrone

Do UOL, em São Paulo

Nesta manhã, Joseph Blatter pintou um quadro festivo no Brasil, minimizando os protestos contra a Copa do Mundo no país. Porém, na contramão do discurso tranquilizador, o presidente da Fifa contou até com o exército em sua proteção e se deslocou num carro discreto, sem propaganda dos patrocinadores da Fifa e adesivos relativos ao Mundial na lataria.

"Apesar de todas as críticas, a Copa do Mundo vai começar com o espírito correto", disse o dirigente, emendando que o sucesso da primeira fan fest no país mostra que "definitivamente o brasileiro gosta de futebol". Em Fortaleza, o evento reuniu cerca de 35 mil pessoas.

Minutos depois de descrever um ambiente amistoso no país, Blatter deixou o Congresso da Confederação Asiática protegido por um esquema que sugere um clima tenso. O carro do dirigente estava cercado por 12 homens da Polícia do Exército, que se retiraram assim que o veículo partiu. No estacionamento do hotel em que aconteceu o evento também estavam 12 motos da Polícia Rodoviária Federal.

O carro escolhido por Blatter tem apenas uma referência ao Mundial da Fifa. É um adesivo colado no vidro dianteiro e que serve como identificação para usar estacionamento. A frota da Fifa tem outros assim, sem identificação. O automóvel que Valcke usava nesta manhã não tinha nem o adesivo do estacionamento. A maioria dos veículos usados por dirigentes, porém, tem adesivos com a marca de um dos patrocinadores da Copa do Mundo.

No ano passado, durante a Copa das Confederações, no auge dos protestos contra o Mundial de 2014, vários dirigentes preferiram usar carros sem identificação. Patrocinadores também adotaram ônibus discretos. A preocupação em não mostrar ligação com a federação internacional e com a competição aumentou na ocasião após o hotel em que dirigentes da Fifa estavam hospedados em Salvador ser atacado por manifestantes.

O forte esquema de segurança para proteger Blatter e Valcke é garantido pela Lei Geral da Copa. Ela assegura à dupla tratamento de chefe de Estado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos