Seleção escala time ideal pela 1ª vez desde Copa das Confederações

Gustavo Franceschini e Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

  • FLAVIO FLORIDO/UOL

    Felipão orienta jogadores da seleção brasileira durante treino na Granja Comary

    Felipão orienta jogadores da seleção brasileira durante treino na Granja Comary

Há um ano, Luiz Felipe Scolari achou um time, o Brasil ganhou cinco jogos, venceu a Copa das Confederações e recuperou uma confiança que parecia perdida. Desde então, porém, a escalação da equipe ideal do técnico nunca mais se repetiu. No último teste antes da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, às 16h, com acompanhamento em tempo real pelo Placar UOL, a seleção voltará a ter os mesmos onze jogadores em campo que venceram a Espanha.

No amistoso contra a Sérvia, no Morumbi, Felipão levará a campo uma equipe que jogou cinco vezes junta. Contra França (em amistoso), Japão, México, Uruguai e Espanha. Ganhou todas elas.

Por lesões e testes, o técnico não repetiu a escalação nos nove amistosos que o Brasil disputou despois da conquista de 2013. As mudanças nos testes serviram para definir os jogadores que começarão a Copa como reservas. Time titular Felipão já tinha desde junho.

Apesar de confirmar que a equipe contra os sérvios será a da Copa das Confederações, Felipão deixou em aberto uma única dúvida. E ela se encontra no meio-campo. Oscar é hoje o que corre mais risco entre os titulares. Na quinta-feira, não esteve no time titular no último treinamento antes do amistoso contra a Sérvia. Isso porque foi liberado para ver o nascimento da filha em Campinas.

Apesar dos elogios que tem feito a Willian, "rival" de Oscar pela vaga, Felipão disse que o atual titular só não joga nesta sexta se não quiser.

"Vou conversar com o Oscar. Acredito eu que ele vá chegar feliz da vida e dizer: 'Estou pronto'. Vou aguardar. E se o Oscar não puder jogar, eu tenho jogadores que suprem aquela posição", disse o treinador.

Neymar onipresente
"Titular garantido? Só Deus", disse Scolari no início deste ano. Na seleção, "Deus" atende pelo nome de Neymar Júnior. O atacante é o único do time titular que jogou todos os amistosos desde a Copa das Confederações. Não sentou no banco, não teve lesão na seleção e tampouco foi poupado.

"O Neymar faz parte de um grupo. Ele tem qualidades maravilhosas, mas faz parte de um grupo de onze que estão em campo. Mesmo quando ele não jogar bem, mas se esforçar, fará bem ao grupo", minimizou Scolari.

Espelho da Croácia
Segundo Luiz Felipe Scolari, o rival desta sexta foi escolhido por ter um estilo de jogo parecido com a Croácia, seleção que o Brasil enfrentará na estreia da Copa, no dia 12 de junho.  A Sérvia está na 30 ª colocação no ranking Fifa. Nas eliminatórias para a Copa, a equipe perdeu a vaga justamente para a Croácia, num grupo que teve a Bélgica como líder.

No último final de semana, os sérvios empataram com o Panamá, em amistoso nos Estados Unidos. 

BRASIL X SÉRVIA
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 6 de junho de 2014, sexta-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Fred e Neymar
Técnico: Luiz Felipe Scolari
SÉRVIA: Stojkovic; Djordjevic; Gudelj, Pejcinovic e Ivanovic, Kolarov; Markovic, Tadic, Matic e Tosic; Basta e Mitrovic
Técnico: Ljubinko Drulovic

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos