Taça da Copa abre exposição em BH com pentacampeão e 'rivalidade'

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Bernardo Lacerda/UOL

    Pentacampeão Gilberto Silva visita a Taça ao lado do secretário extraordinário para a Copa, Tiago Lacerda

    Pentacampeão Gilberto Silva visita a Taça ao lado do secretário extraordinário para a Copa, Tiago Lacerda

A Taça da Copa do Mundo desembarcou na capital mineira nesta segunda-feira. A exposição pública no Shopping Del Rey, na Região da Pampulha, contou com a presença do pentacampeão Gilberto Silva, como o "único credenciado" a levantar o troféu, e foi marcada pela rivalidade Brasil e Argentina na abertura do evento.

Objetivo das seleções que disputarão a Copa do Mundo, a partir de junho, no Brasil, a taça do torneio chegou a Belo Horizonte na madrugada desta segunda, depois de ficar exposta em Porto Alegre. A exposição para os mineiros iniciou às 9h e irá até as 21h de terça-feira.

O evento oficial, realizado por uma das patrocinadoras da Copa do Mundo, iniciou pouco depois das 8h. A abertura para o público aconteceu uma hora depois. Os torcedores tiveram a oportunidade de tirar foto bem próximo da taça, que é resguardada com um grosso vidro de proteção e ainda puderam assistir a um filme com as imagens mais marcantes do torneio.

Para movimentar o estacionamento do centro de compras e amenizar o horário ruim do início do evento, a Prefeitura de Belo Horizonte levou alunos de escolas municipais para iniciarem o tour pelo local. As filas para as fotos foram se formando. Do lado de fora, muitas pessoas esperavam a oportunidade de entrar no salão inicial.

"Muito legal, não imaginei que ficaria tão perto da taça. Ela é muito bonita, deu vontade de levar para casa", disse Maria Eduarda, de 10 anos, uma das crianças presentes ao evento.

O pentacampeão Mundial, Gilberto Silva foi o credenciado a poder tocar e levantar a taça, repetindo gesto feito pelos capitães campeões. Existe uma lei que permite apenas que campeões mundiais e autoridades podem tocar o objeto. "É uma honra, um gesto imortalizado, uma sensação muito boa de ter novamente contato com a taça", disse o volante.

"Depois de 12 anos (foi campeão em 2002), poder tocar novamente nela, repetir o que fiz no campo, é uma emoção muito grande, um sentimento indescritível. Uma oportunidade que não esperava ter novamente" destacou o Gilberto Silva, titular e grande surpresa do técnico Felipão na conquista do pentacampeonato.

Emocionado e animado, o jogador adotou discurso otimista em relação à seleção brasileira. "Torceremos para que a nossa seleção conquiste novamente o direito de levantar esta taça e que ela fique mais um pouco no Brasil. Tenho certeza que todos teremos papel fundamental para que isso aconteça", afirmou Gilberto Silva.

Rivalidade Brasil e Argentina

Em um evento ligado ao futebol, não podia faltar a presença de torcedores uniformizados. Foi possível ver pessoas com a camisa dos rivais mineiros, Atlético e Cruzeiro. Porém, dois amigos chamaram atenção. Carlos Gabriel e Pedro Rodrigues chegaram ao local usando as camisas da Argentina e Brasil, respectivamente, e revelaram suas torcidas na Copa do Mundo.

Bernardo Lacerda/UOL
Os amigos Carlos Gabriel e Pedro Rodrigues, com camisas da Argentina e do Brasil, respectivamente, compareceram à exposição da Taça da Copa do Mundo em um shopping de Belo Horizonte. "A rivalidade é só no futebol", disse Carlos, que nasceu em Buenos Aires. O amigo não se mostrou preocupado com os argentinos durante o Mundial no Brasil. "Acho que a principal concorrente é a Alemanha", afirmou o estudante Pedro.

"Vou torcer para a Argentina, a minha família é Argentina, eu nasci em Buenos Aires", disse Carlos Gabriel, de 31 anos, que usava a camisa do atacante Messi, principal nome da seleção rival do Brasil. "A rivalidade é só no futebol", ressaltou.

Rival na torcida, mas amigo, Pedro Rodrigues garantiu não temer a seleção adversária. "Acho que a principal concorrente é a Alemanha", disse o estudante de 26 anos. "Estarei presente nos jogos em Belo Horizonte, só não consegui ingresso para a partida de semifinal", explicou o torcedor brasileiro, que gastou R$ 155 na compra das entradas das partidas da primeira fase.

Tour da Taça pelo Brasil

Após passar por Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte, Salvador receberá A Taça da Copa na quarta-feira. O troféu chega a São Paulo no dia 29 de maio e será exposta no Shopping Itaquera (veja cronograma completo de exposição abaixo).

Essa é a terceira vez que a Taça da Copa do Mundo faz a viagem pelo mundo antes do início do torneio. O passeio atual começou em 12 de setembro do ano passado, no Rio de Janeiro, e já teve escalas em 90 países.

O troféu é feito de ouro maciço de 18 quilates, mede pouco menos de 37 centímetros e pesa 6,1 quilos. Na sua parte inferior, a taça tem gravado os nomes dos países campeões da Copa desde 1974.

A visitação da taça é aberta ao público das 9h às 21h. Para ter acesso a taça, é necessário adquirir produtos do refrigerante que promove o tour e agendar a visita no site: cocacola.com.br/tourdataca.

CONFIRA O CRONOGRAMA

1.            Belo Horizonte – 28 e 29 de abril, no Shopping Del Rey
2.            Salvador – 30 de abril e 1º de maio, no Salvador Shopping
3.            Cuiabá – 2 de maio, no Estádio Verdão
4.            Curitiba – 3 de maio, no Park Shopping Barigui
5.            Florianópolis – 4 de maio, no Centro Sul Convention Center
6.            Campo Grande – 6 de maio, no Shopping Campo Grande
7.            Goiânia – 7 de maio, no Centro de Convenções Goiâna
8.            Vitória – 8 de maio, no Shopping Vitoria
9.            Aracaju – 9 de maio, no Shopping Jardins
10.          Maceió – 10 de maio, no Shopping Pátio Maceió
11.          João Pessoa – 11 de maio, no Estação Cabo Branco
12.          São Luiz – 13 de maio, no Shopping da Ilha
13.          Palmas – 14 de aio, no Capim Dourado Shopping
14.          Macapá – 15 de maio, no Marco Zero
15.          Boa Vista – 15 de maio, na Praça Centro Cívico
16.          Rio Branco – 17 de maio, no Sesi Rio Branco
17.          Porto Velho – 18 de maio, no Mercado Cultural de Porto Velho
18.          Manaus – 19 de maio, no Shopping Amazônia
19.          Belém – 20 de maio, no Espaço São José Liberto
20.          Teresina – 21 de maio, no Parque Nova Potycabana
21.          Natal – dia 22 de maio, no Natal Norte Shopping
22.          Recife – 23 e 24 de maio, no Shopping Recife
23.          Fortaleza – 25 e 26 de maio, no Shopping Iguatemi
24.          Brasília – 27 e 28 de maio, no estacionamento do Mané Garrincha

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos