Felipão diz que protesto na Copa pode atrapalhar (e muito) seleção em campo

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Christophe Ena

    Técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari foi entrevistado no Fantástico, da TV Globo

    Técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari foi entrevistado no Fantástico, da TV Globo

Luiz Felipe Scolari afirmou que os protestos que devem explodir nas ruas durante a Copa do Mundo podem atrapalhar o ambiente da seleção brasileira, que tentará vencer o sexto título mundial a partir de junho.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, na noite de domingo, o treinador questionou a pertinência dos protestos durante o torneio.

"Os protestos podem acontecer se forem normais, sem quebra-quebra. É democracia, todos têm direito de protestar contra A ou B ou alguma coisa", afirmou o gaúcho. "Mas não sei se agora seria a hora de isso acontecer."

Ele disse que não vai impedir seus atletas de comentarem publicamente a movimentação política e social no país, mas que vai alertá-los para que o clima nas ruas não prejudique o ambiente do time.

"Os jogadores têm uma missão, eles podem pensar, se expressar, podem dizer 'Eu quero um Brasil melhor', mas que isso não nos cause dificuldade no nosso ambiente."

Questionado por um de seus entrevistadores se os protestos podem atrapalhar o desempenho do time, o técnico foi taxativo: "Pode e muito!"

Em uma entrevista na maior parte do tempo descontraída, Felipão ficou sério ao comentar o legado social que a Copa deixará no país.

"Nós podíamos ter aproveitado melhor esses sete anos que tivemos pra montagem de tudo que precisamos, aeroportos, estradas, educação. Mas perdemos tempo e não vamos mais ter esse tempo."

Posição sobre temas polêmicos

Durante a mesma entrevista, o técnico foi estimulado a comentar assuntos polêmicos da atualidade e deu sua opinião sobre racismo, casamento gay e pena de morte.

Veja o que ele disse:

Racismo

Eu tenho uma ideia clara sobre isso e já explanei. A gente deve combater, deve falar sim, mas não se deve dar a ênfase que essas pessoas [racistas] estão querendo. Elas querem ser mencionadas, aparecer.

Casamento gay

Cada um escolhe sua opção. Uma pessoa pode ser feliz tendo uma outra pessoa do mesmo sexo ao lado ou não.

Pena de morte

[Após um momento de hesitação] Não sei, já vi e ouvi muito sobre isso quando estava fora do Brasil, onde existe pena de morte. Ouvi que algumas vezes isso não coíbe nada. Acho que se nós fôssemos tomar uma atitude, tem que pesquisar muito bem pra saber se é interessante, se vale a pena ou se vai coibir alguma coisa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos