Dunga repete gesto de 1994 e inaugura exposição da Taça da Copa no RS

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

  • Carmelito Bifano/UOL

    Dunga abriu a exposição no RS ao repetir o gesto de 17 de junho de 1994 nos Estados Unidos

    Dunga abriu a exposição no RS ao repetir o gesto de 17 de junho de 1994 nos Estados Unidos

Milhares de gaúchos enfrentaram a manhã de 11º C em Porto Alegre para esperar que o campeão do tetra Dunga repetisse o gesto eternizado no estádio Rose Bowl, nos Estados Unidos, e inaugurasse a passagem da Taça da Copa do Mundo pela capital do Rio Grande do Sul. Até o domingo, às 21h, o objeto de desejo das 32 seleções que estarão no Brasil para o mundial ficará no Estado.

Em uma cerimônia rápida, que contou também com a presença de Alcindo Martha de Freitas, ex-jogador do Grêmio e da seleção brasileira nos anos 1966 e 1967, Dunga foi o responsável por expor pela primeira vez a taça no RS. Após passar por 90 países e ficar em exibição no Rio de Janeiro desde a última terça-feira, o capitão do tetra não escondeu a felicidade por poder erguer mais uma vez o troféu da Fifa.

"Todo Brasileiro sonha em jogar futebol. Desde menino sonhava em jogar uma Copa do Mundo. Era um sonho distante levantar a taça. Felizmente, a minha geração conseguiu essa grande conquista. Apenas 20 pessoas conseguiram levantar e eu fui uma delas. Um momento indiscritível. Às vezes eu fico pensando se realmente era eu. Não consegui dormir direito essa noite, pois ficava passando na memória tudo aquilo que representa ao futebol mundial a taça. Mais uma vez esse torféu está no Brasil e a gente tem certeza que ela vai ficar aqui com o Brasil campeão", declarou Dunga.

Além dos dois jogadores, a patrocinadora do evento homenageou a líder comunitária Marli Medeiros, fundadora do centro de educação ambiental Vila Pinto, que trabalha com reciclagem na região leste de Porto Alegre. Considerada uma "campeã" pelo trabalho social desenvolvido, recebeu uma medalha de Dunga e lembrou a importância da capital receber uma competição como a Copa do Mundo.

"É um momento único, que o Brasil aproveite essa competição. Sou pé quente e vim aqui para cantar vitória antes do tempo: a taça é nossa", afirmou Medeiros.

Primeiros gaúchos ficaram emocionados em poder se aproximar da taça

Mesmo dentro de uma redoma de vidro e sem poder encostar, já que somente campeões do Mundo e autoridades políticas podem tocar, os primeiros gaúchos a se aproximar da taça da Copa do Mundo se emocionaram ao ver o objeto de desejo de todas as seleções que viram o Brasil em junho para a competição. Depois de chegarem cedo e esperar pela cerimônia oficial, que não contou com autoridades do município e Estado, Jair e Gabriel de Oliveira tiveram a oportunidade de tirar uma foto ao lado do troféu.

"É algo especial e diferenciado. É muito legal estar bem perto de uma taça que foi erguida por tantos craques. É muito boa sensação", afirmou Jair de Oliveira, de 38 anos. "Não tem explicação", completou Gabriel, de 12 anos.

Carmelito Bifano/UOL
Jair (e), de 38 anos, e Gabriel, de 12, foram os primeiros gaúchos a chegar perto da Taça da Copa do Mundo na exposição aberta neste sábado em Porto Alegre

Tour da Taça pelo Brasil

Após passar por Rio de Janeiro e Porto Alegre, neste sábado e domingo, Belo Horizonte receberá a taça na segunda-feira e na quarta será a vez de Salvador. O troféu da Copa do Mundo chega a São Paulo no dia 29 de maio e será exposta no Shopping Itaquera (veja cronograma completo de exposição abaixo).

Essa é a terceira vez que a taça da Copa do Mundo faz a viagem pelo mundo antes do início do torneio. O passeio atual começou em 12 de setembro do ano passado, no Rio de Janeiro, e já teve escalas em 90 países.

O troféu da Copa do Mundo é feito de ouro maciço de 18 quilates, mede pouco menos de 37 centímetros e pesa 6,1 quilos. Na sua parte inferior, a taça tem gravado os nomes dos países campeões da Copa desde 1974.

A visitação da taça é aberta ao público das 9h às 21h. Para ter acesso a taça, é necessário adquirir produtos do refrigerante que promove o tour e agendar a visita no site: cocacola.com.br/tourdataca.

CONFIRA O CRONOGRAMA

1.            Belo Horizonte – 28 e 29 de abril, no Shopping Del Rey
2.            Salvador – 30 de abril e 1º de maio, no Salvador Shopping
3.            Cuiabá – 2 de maio, no Estádio Verdão
4.            Curitiba – 3 de maio, no Park Shopping Barigui
5.            Florianópolis – 4 de maio, no Centro Sul Convention Center
6.            Campo Grande – 6 de maio, no Shopping Campo Grande
7.            Goiânia – 7 de maio, no Centro de Convenções Goiâna
8.            Vitória – 8 de maio, no Shopping Vitoria
9.            Aracaju – 9 de maio, no Shopping Jardins
10.          Maceió – 10 de maio, no Shopping Pátio Maceió
11.          João Pessoa – 11 de maio, no Estação Cabo Branco
12.          São Luiz – 13 de maio, no Shopping da Ilha
13.          Palmas – 14 de aio, no Capim Dourado Shopping
14.          Macapá – 15 de maio, no Marco Zero
15.          Boa Vista – 15 de maio, na Praça Centro Cívico
16.          Rio Branco – 17 de maio, no Sesi Rio Branco
17.          Porto Velho – 18 de maio, no Mercado Cultural de Porto Velho
18.          Manaus – 19 de maio, no Shopping Amazônia
19.          Belém – 20 de maio, no Espaço São José Liberto
20.          Teresina – 21 de maio, no Parque Nova Potycabana
21.          Natal – dia 22 de maio, no Natal Norte Shopping
22.          Recife – 23 e 24 de maio, no Shopping Recife
23.          Fortaleza – 25 e 26 de maio, no Shopping Iguatemi
24.          Brasília – 27 e 28 de maio, no estacionamento do Mané Garrincha

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos