Taça da Copa do Mundo ganha proteção contra toque e norma anti-protesto

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Depois de viajar por 89 países e percorrer mais de 150 mil quilômetros, a taça da Copa do Mundo finalmente chegou ao Brasil. Desta terça-feira até o dia 1º de junho, o troféu será exposto nas 27 capitais do país. Visitantes poderão chegar bem perto do objeto mais cobiçado do Mundial de 2014 e até tirar uma foto ao lado dele. Não poderão, porém, tocar no troféu nem protestar contra a Copa ou a Fifa nos estandes montados para a exibição da taça.

A proibição do toque é uma regra criada pela Fifa relacionada ao troféu. Somente campeões do Mundial de futebol ou chefes de Estado podem segurar a taça. Para garantir que essa regra seja cumprida, a taça da Copa será exposta pelas cidades do Brasil sempre dentro de uma espécie de aquário. "Gostaria de tocar, mas a gente entende", disse Rafael Menezes, estudante.

O aquário fica dentro de um estande montado pela Coca-Cola. No Rio de Janeiro, primeira cidade onde o troféu do Mundial está sendo exposto no Brasil, o espaço foi montado ao lado do estádio do Maracanã. 

Antes de entrar no estande, os visitantes deparam-se com um totem onde está impresso o código de conduta do Tour da Taça. O código restringe manifestações contra a Fifa ou patrocinadores da Copa, incluindo a Coca-Cola, no espaço em que o troféu está exposto. Qualquer manifestação política também está proibida para assegurar o "conforto e segurança" de visitantes.

Xiemar Zarazúa, presidente da Coca-Cola, entretanto, afirmou que os protestos não são uma preocupação. Ele esteve nesta terça-feira no evento de lançamento do Tour da Taça pelo Brasil e disse que, na Copa do Mundo, não espera que manifestações atrapalhem ações de marketing da companhia. Na Copa das Confederações, a Coca escondeu sua marca no entorno do Maracanã durante uma onda de protestos. "Estamos muito tranquilos com relação a isso", afirmou o executivo.

O ex-capitão da seleção brasileira, Carlos Alberto Torres, também esteve no lançamento do Tour da Taça. Campeão da Copa de 1970, ele sim pôde levantar o troféu do Mundial. O levantou e o beijou, repetindo o gesto que marcou o final do primeiro Mundial disputado no México.

Para ele, a Copa do Mundo do Brasil tem tudo para ser um evento muito bem sucedido, principalmente pela relação dos brasileiros com o futebol. "Vamos fazer um Copa Maravilhosa", disse.

Tour da Taça

Até sexta-feira, a taça da Copa estará no Rio. De lá, segue para Porto Alegre e depois para Belo Horizonte. A taça chega em São Paulo no dia 29 de maio e estará exposta na capital paulista no Shopping Itaquera (veja cronograma completo de exposição abaixo).

Essa é a terceira vez que a taça da Copa do Mundo viaja pelo mundo antes do início do torneio. Esta viagem começou em 12 de setembro do ano passado, no próprio Rio, e já teve escalas em Fiji, Tailândia e Tanzânia.

O troféu da Copa do Mundo é feito de ouro maciço de 18 quilates. Mede pouco menos de 37 centímetros e pesa 6,1 quilos. Na sua parte inferior, a taça tem gravado os nomes dos países campeões da Copa desde 1974.

A visitação da taça é aberta ao público das 9h às 21h. A entrada é gratuita.

CONFIRA O CRONOGRAMA

1.Rio de Janeiro – de 22 a 25 de abril, no Maracanã
2.Porto Alegre – 26 e 27 de abril, no Barra Shopping Sul
3.Belo Horizonte – 28 e 29 de abril, no Shopping Del Rey
4.Salvador – 30 de abril e 1º de maio, no Salvador Shopping
5.Cuiabá – 2 de maio, no Estádio Verdão
6.Curitiba – 3 de maio, no Park Shopping Barigui
7.Florianópolis – 4 de maio, no Centro Sul Convention Center
8.Campo Grande – 6 de maio, no Shopping Campo Grande
9.Goiânia – 7 de maio, no Centro de Convenções Goiâna
10.Vitória – 8 de maio, no Shopping Vitoria
11.Aracaju – 9 de maio, no Shopping Jardins
12.Maceió – 10 de maio, no Shopping Pátio Maceió
13.João Pessoa – 11 de maio, no Estação Cabo Branco
14.São Luiz – 13 de maio, no Shopping da Ilha
15.Palmas – 14 de aio, no Capim Dourado Shopping
16.Macapá – 15 de maio, no Marco Zero
17.Boa Vista – 15 de maio, na Praça Centro Cívico
18.Rio Branco – 17 de maio, no Sesi Rio Branco
19.Porto Velho – 18 de maio, no Mercado Cultural de Porto Velho
20.Manaus – 19 de maio, no Shopping Amazônia
21.Belém – 20 de maio, no Espaço São José Liberto
22.Teresina – 21 de maio, no Parque Nova Potycabana
23.Natal – dia 22 de maio, no Natal Norte Shopping
24.Recife – 23 e 24 de maio, no Shopping Recife
25.Fortaleza – 25 e 26 de maio, no Shopping Iguatemi
26.Brasília – 27 e 28 de maio, no estacionamento do Mané Garrincha
27.São Paulo – de 29 de maio a 1º de junho, no Shopping Itaquera

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos