Fifa diz que Itaquerão estará pronto para a Copa "no último minuto"

Bruno Thadeu e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, visitou o Itaquerão nesta terça-feira e disse que o estádio estará pronto para a Copa do Mundo "no último minuto".

Valcke ressaltou a importância do jogo entre Corinthians e Figueirense, no dia 17 de maio, que será um teste para o estádio que sediará a abertura da Copa do Mundo. O evento-teste valerá pelo Campeonato Brasileiro e contará com capacidade para 50 mil pessoas. Para o Mundial, o estádio terá 68 mil lugares.

"São Paulo estará pronta para a Copa. Não totalmente dentro do cronograma inicialmente previsto. Haverá um teste em 17 de maio, uma data muito importante para verificar as condições do estádio de forma definitiva", declarou aos jornalistas presentes no local.

"Não há escolha. A Copa será em São Paulo. Não sou um sonhador. Vejo o que é a realidade. Copa de São Paulo ficará pronta. No último minuto, mas ficará pronta", reiterou o número 2 da Fifa posteriormente, em entrevista coletiva.

Na mesma coletiva, Valcke se irritou e não fez comparação do Itaquerão com o Soccer City, o mais atrasado dos estádios da Copa do Mundo da África do Sul em 2010 - teste no fim de maio daquele ano. "Como não sou sonhador, não tem menor importância o que aconteceu na África".

Na visita desta semana ao Brasil, Valcke pretende vistoriar as obras das sedes de Curitiba e Porto Alegre. Nesta terça, ele ressaltou os problemas nas duas cidades. Em Curitiba, o dilema é com o estádio e em Porto Alegre, a dor de cabeça da Fifa é com as instalações provisórias do Beira-Rio.

A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, seguiu a necessidade exposta por Valcke de não se perder tempo com a reforma do estádio do Corinthians para a Copa do Mundo. "Tem muita coisa a fazer nessa semana, e não temos nem um minuto a perder. Portanto, todas as providências necessárias serão efetuadas".

Lucio Blanco, diretor de operações do Itaquerão, explicou que a capacidade do estádio para a partida contra o Figueirense será de 50 mil pessoas, e não 68 mil, por decisão do Corinthians.

"Queremos criar uma margem de segurança", justificou. O jogo pode ser disputado no dia 18 (domingo) para que sejam simuladas as mesmas condições do jogo de abertura da Copa entre Brasil e Croácia. Mas para que a tabela seja alterada, é necessária a anuência da CBF. O jogo será o único para simulação de um evento Fifa: serão testadas desde as condições do estádio até as condições de transporte para o local.

Para testar as condições do estádio, o Corinthians promete realizar mais três eventos. Nenhum deles, porém, acontecerá no padrão Fifa. No dia 26 deste mês, o Itaquerão será palco de uma partida da escolinha das categorias de base do Timão. São esperadas cerca de cinco mil pessoas no dia. Os operários da obra entrarão no estádio no dia primeiro de maio, na realização de um jogo amistoso. A programação ainda prevê o duelo entre veteranos e profissionais do Corinthians no dia 10 de maio, este com público de até 35 mil pessoas.

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

Os números do Itaquerão
170

metros

de vão livre

32000

metros quadrados

de área coberta (4 campos de futebol)

1.500

Betoneiras

de concreto

100

mil metros cúbicos

de concreto

20

mil

peças pré-moldadas de concreto

2500

vigas

de concreto

4000

degraus

de arquibancada

3.500

Estacas

no solo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos