Polícia pede mais 30 dias para concluir inquérito de acidente no Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

No dia em que o acidente do Itaquerão, na zona leste de São Paulo, completou um mês, a Polícia Civil pediu a prorrogação do prazo para concluir o inquérito que apura as causas da queda do guindaste que causou a morte de dois operários. Se a Justiça aceitar o pedido, o relatório da investigação deve ser entregue até 27 de janeiro ou em fevereiro.

O delegado Luiz Antônio da Cruz, do 65º DP (Artur Alvim), responsável pela apuração do caso, afirma ter ouvido mais de 20 pessoas, entre operários e responsáveis pela operação da colocação da última peça da cobertura do estádio corintiano em 27 de novembro. 

Cruz ainda espera o resultado do laudo que está sendo preparado pelo IC (Instituto de Criminalística) para determinar o que fez o equipamento tombar. Os peritos avaliam se houve erro de algum operador, se a máquina apresentou defeito e se as condições climáticas contribuíram para a tragédia. 

Além disso, o delegado quer ter acesso aos documentos levantados pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e a dados do clima no momento da queda do guindaste. Também não há prazo, por enquanto, para a entrega do laudo pericial, que está sendo preparado por peritos do IC (Instituto de Criminalística). 

Em depoimento à Polícia Civil, o operador de guindaste José Walter Joaquim negou que o acidente tenha sido provocado por falha humana e disse que, ao sentir uma trepidação no equipamento, tentou fazer uma manobra para equilibrá-lo.

O canteiro de obras foi liberado pelo Ministério do Trabalho em 19 de dezembro. A Odebrecht pretende retirar do prédio leste do Itaquerão o guindaste que caiu no dia 27 de novembro até o início de 2014. A empresa afirma já ter os autos de desinterdição para o local.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos