Mais três guindastes do Itaquerão são liberados pelo Ministério do Trabalho

Tiago Dantas

Do UOL, em São Paulo*

Três guindastes que estavam sendo utilizados pela Odebrecht para a construção do Itaquerão, na zona leste de São Paulo, foram liberados na tarde desta sexta-feira, 13, após uma vistoria da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo. Outros cinco equipamentos já haviam sido desinterditados na quarta-feira.

Como o canteiro de obras tinha, ao todo, nove guindastes, apenas um equipamento continua interditado: a máquina que caiu com uma peça da cobertura da arena em 27 de novembro, provocando a morte de dois operários. Após a tragédia, a superintendência determinou a paralisação dos serviços que utilizassem os guindastes.

A liberação do equipamento danificado depende de duas coisas. A Odebrecht precisa apresentar, aos auditores do ministério, um plano de trabalho para retirada de toda a estrutura que caiu. Além disso, a superintendência regional precisa contratar um instituto para fazer uma análise do guindaste acidentado. 

A empreiteira espera entregar a documentação na semana que vem. As conversas para escolher o instituto que fará essa análise estão adiantadas, mas ainda não há data para a liberação do maquinário. Também não há, por enquanto, prazo para a Prefeitura de São Paulo liberar a interdição de 30% da arquibancada leste, danificada no acidente. 

Antes de liberar as obras na área interditada, a Subprefeitura de Itaquera precisa receber laudos da Odebrecht, acompanhado do pedido de autorização para obras de emergência, de acordo com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras. Ainda segundo a pasta, nenhuma vistoria foi marcada para os próximos dias.

Ao longo da semana, vistorias realizadas pelo Ministério do Trabalho encontraram outro problema nas obras da Arena Corinthians: o excesso de horas trabalhadas pelos funcionários. O operador do guindaste que tombou, José Walter Joaquim, 56, estava trabalhando havia 18 dias sem folga, segundo a superintendência. A Locar Guindastes e Transportes Especiais nega essa informação e diz que Joaquim esteve de folga no domingo que antecedeu ao acidente,  24 de novembro.

Em depoimento à Polícia Civil, no inquérito que apura as causas da tragédia, Joaquim negou que o acidente tenha sido provocado por falha humana e disse que, ao sentir uma trepidação no equipamento, tentou fazer uma manobra para equilibrá-lo.

O delegado Luiz Antônio da Cruz, do 65º DP (Artur Alvim), responsável pela investigação do acidente, afirmou nesta quinta-feira que deve pedir para adiar o prazo para concluir o inquérito, inicialmente previsto para 27 de dezembro. Cruz ainda pretende ouvir o depoimento de cinco operários que estavam trabalhando na hora da tragédia.

Além disso, o delegado quer ter acesso aos documentos levantados pela Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e a dados do clima no momento da queda do guindaste. Também não há prazo, por enquanto, para a entrega do laudo pericial, que está sendo preparado por peritos do IC (Instituto de Criminalística). 

* Atualizado às 18h55

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos