'Acidentes acontecem', diz Marin sobre desastre no Itaquerão

Do UOL, em São Paulo

O presidente da CBF, José Maria Marin, lamentou o acidente que vitimou dois funcionários do Itaquerão, em queda de peça metálica, na quarta-feira. O dirigente não entrou em detalhes sobre as possíveis causas do desastre, evitou apontar culpados e tratou o episódio como uma fatalidade.

"Acidentes acontecem. Eu lamento muito as mortes, mas tenho absoluta convicção de que a Copa será aberta lá", disse Marin, em evento no Rio de Janeiro.

O presidente do Sindicato da Construção Civil de São Paulo (Sintracom), Antonio de Sousa Ramalho, declarou nesta quinta-feira que um técnico de segurança do Itaquerão fez alerta interno de que haveria risco de desabamento no setor onde ocorreu a queda de peça metálica. O alerta teria sido feito poucas horas antes do acidente.

O estádio do Corinthians foi escolhido pela Fifa para abrigar o primeiro jogo da Copa do Mundo de 2014. Outras partidas do Mundial também estão previstas para a arena da Zona Leste.

Apesar do acidente que interditou um setor do estádio, a empreiteira Odebrecht comunicou que a estrutura da arena não foi comprometida, descartando a hipótese de demolição. As obras foram interrompidas e deverão ser retomadas na segunda-feira.

Inicialmente, a Odebrecht pretendia entregar o estádio pronto em dezembro, prazo previamente acertado com a Fifa. Após o acidente em um dos setores do Itaquerão, a empresa responsável pela obra não deu novo prazo para conclusão.

ÁREA INTERNA DO ITAQUERÃO NÃO FOI AFETADA PELA TRAGÉDIA DE QUARTA

  • Se fez bastante estrago na fachada do estádio, a queda do guindaste deixou a área interna praticamente intocada, como mostra a foto acima. Nela, o guindaste tombado aparece no lado esquerdo, de forma quase imperceptível

ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO

  • Divulgação

    Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos