Espanhol Pedro tem dobro de média de gols de Neymar por seleções na temporada

Bruno Freitas

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Luis Gene/AFP Photo

    Pedro marcou o primeiro gol da Espanha na Copa das Confederações, no 2 a 1 contra o Uruguai

    Pedro marcou o primeiro gol da Espanha na Copa das Confederações, no 2 a 1 contra o Uruguai

A fase vencedora da Espanha nos últimos anos acostumou seus admiradores a destacarem a força coletiva do time bicampeão europeu e ganhador da última Copa. No entanto, no individualismo que foge do padrão, a média de gols recente de Pedro Rodríguez pode já ser colocada em igualdade de importância em relação à armação de Iniesta e Xavi. Nesta temporada, por exemplo, o atacante espanhol do Barcelona tem números bem superiores aos de Neymar, por seleções.  

Com a anotação na vitória sobre o Uruguai na estreia espanhola na Copa das Confederações, no último domingo, Pedro chegou ao 11º gol na temporada 2012-13, contando as partidas posteriores ao título da Euro. Isso representa quase 40% do total de gols da seleção espanhola no período (28). Tudo em apenas nove jogos (média de 1,22 por compromisso).

No mesmo período Neymar marcou os mesmos 11 gols pela seleção brasileira, mas em um total de 17 partidas disputadas (média de 0,64).

Pedro vem de uma sequência arrasadora neste ano, com dois gols contra a Arábia Saudita, três diante de Belarus, mais dois contra o Panamá e ainda outros dois em amistoso com o Uruguai no começo do ano. No entanto, a anotação mais importante do atacante do Barcelona em 2013 aconteceu no triunfo sobre a França em Paris, que levou a Espanha ao primeiro lugar de seu grupo nas eliminatórias europeias para a Copa.

Contra o Uruguai, em Recife, Pedro foi acionado 52 vezes por seus companheiros, sempre protagonista das ações ofensivas. No entanto, após o jogo destacou o trabalho coletivo.

"Jogamos um primeiro tempo maravilhoso, com muita posse de bola. É importante começar ganhando, ainda mais em um torneio como este, que é curto, que se joga a cada três dias", declarou o jogador de 25 anos.

Desde que começou a defender a seleção espanhola Pedro já marcou 11 gols, em 28 partidas. Agora o atacante persegue o recorde de maior número de gols pela Fúria em uma única temporada – David Villa anotou 13 em 2008-09.

Todos esses números recentes conferem ao ponta do Barcelona a condição de intocável em um ataque que até a última semana não tinha definido que era o homem de área. Com Pedro garantido, o técnico Vicente del Bosque testou Roberto Soldado, preterindo nomes importantes da Espanha em anos anteriores, como Fernando Torres e David Villa.

O camisa 11 da Espanha terá uma grande oportunidade de ampliar a série goleadora na quinta-feira, quando os campeões do mundo encaram o frágil Taiti no Maracanã. A seleção da Oceania é a mais fraca da Copa das Confederações e sofreu seis gols da Nigéria na estreia.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos