Brasil tem 'árbitro-talismã' para enfrentar fantasma mexicano
Fernando Duarte
Do UOL, em Fortaleza
-
Flávio Florido/UOL
Webb mostra cartão amarelo para Kaká: árbitro inglês apitou a final de 2010
Na partida em que enfrentará um México que tem rido por último nas ocasiões mais relevantes, a seleção brasileira ganhou o reforço de um árbitro-talismã: o encontro de quarta-feira no Castelão, em Fortaleza, ficará a cargo do inglês Howard Webb, que nunca apitou uma derrota da equipe principal. Nas seis vezes em que esteve a cargo de um jogo do Brasil, foram cinco vitórias, incluindo o apertado 4 a 3 contra o Egito na Copa das Confederações de 2009, em que houve um pênalti para o Brasil marcado no apagar das luzes do segundo tempo.
Na ocasião, ele foi acusado de ter sido avisado do pênalti pelo quarto árbitro, que teria visto o lance num monitor à beira do gramado. Essa ação contraria as leis da Fifa (Federação Internacional de Futebol) sobre o uso de tecnologia para decisões.
Webb, que completa 42 anos em julho, é mais conhecido pela polêmica participação na final do Mundial da África do Sul, entre Espanha e Holanda, quando foi acusado de não ter coibido o uso da violência de maneira mais efetiva, ainda que tenha distribuído 14 cartões amarelos, um recorde na história do torneio. Ex-policial, ele já apitou uma série de partidas importantes, incluindo a final da Liga dos Campeões de 2010.
Na Copa das Confederações, o inglês tentará passar longe de mais controvérsias para tentar manter vivo o sonho de participar de sua segunda Copa do Mundo.
Ele esteve envolvido com a seleção brasileira tanto em torneios oficiais como amistosos. No Mundial da África do Sul, apitou na vitória por 3 a 0 sobre o Chile, em que puniu o meia Ramires com um cartão amarelo que o tirou da partida seguinte, contra a Holanda. O inglês foi recrutado para vários jogos do Brasil em Londres, incluindo vitórias sobre a Itália, em 2009 (2 a 0) e Escócia, em 2011 (2 a 0). Porém, em sua última participação, no amistoso com a Rússia, em março, ele quase testemunhou uma derrota – um gol de Hulk aos 44 minutos do segundo tempo empatou o jogo em 1 a 1 para o Brasil.
Webb também foi o árbitro de uma partida da seleção brasileira sub-20 no Mundial da categoria, em 2007, e que terminou com uma derrota de 1 a 0 para a Polônia.
Veja também
- Austrália sofre para vencer Iraque, mas garante vaga na Copa-2014
- Gastos com Copa e corrupção tomam lugar de tarifa do transporte em protestos pelo país
-
- Recife rejeita ser cidade do caos nas Confederações e rebate críticas do Uruguai
- Manifestação em BH leva mais gente às ruas do que jogo no Mineirão