Brasil tem 'árbitro-talismã' para enfrentar fantasma mexicano

Fernando Duarte

Do UOL, em Fortaleza

  • Flávio Florido/UOL

    Webb mostra cartão amarelo para Kaká: árbitro inglês apitou a final de 2010

    Webb mostra cartão amarelo para Kaká: árbitro inglês apitou a final de 2010

Na partida em que enfrentará um México que tem rido por último nas ocasiões mais relevantes, a seleção brasileira ganhou o reforço de um árbitro-talismã: o encontro de quarta-feira no Castelão, em Fortaleza, ficará a cargo do inglês Howard Webb, que nunca apitou uma derrota da equipe principal. Nas seis vezes em que esteve a cargo de um jogo do Brasil, foram cinco vitórias, incluindo o apertado 4 a 3 contra o Egito na Copa das Confederações de 2009, em que houve um pênalti para o Brasil marcado no apagar das luzes do segundo tempo.

Na ocasião, ele foi acusado de ter sido avisado do pênalti pelo quarto árbitro, que teria visto o lance num monitor à beira do gramado. Essa ação contraria as leis da Fifa (Federação Internacional de Futebol) sobre o uso de tecnologia para decisões.

Webb, que completa 42 anos em julho, é mais conhecido pela polêmica participação na final do Mundial da África do Sul, entre Espanha e Holanda, quando foi acusado de não ter coibido o uso da violência de maneira mais efetiva, ainda que tenha distribuído 14 cartões amarelos, um recorde na história do torneio. Ex-policial, ele já apitou uma série de partidas importantes, incluindo a final da Liga dos Campeões de 2010.

Na Copa das Confederações, o inglês tentará passar longe de mais controvérsias para tentar manter vivo o sonho de participar de sua segunda Copa do Mundo.

Ele esteve envolvido com a seleção brasileira tanto em torneios oficiais como amistosos. No Mundial da África do Sul, apitou na vitória por 3 a 0 sobre o Chile, em que puniu o meia Ramires com um cartão amarelo que o tirou da partida seguinte, contra a Holanda. O inglês foi recrutado para vários jogos do Brasil em Londres, incluindo vitórias sobre a Itália, em 2009 (2 a 0) e Escócia, em 2011 (2 a 0). Porém, em sua última participação, no amistoso com a Rússia, em março, ele quase testemunhou uma derrota – um gol de Hulk aos 44 minutos do segundo tempo empatou o jogo em 1 a 1 para o Brasil.

Webb também foi o árbitro de uma partida da seleção brasileira sub-20 no Mundial da categoria, em 2007, e que terminou com uma derrota de 1 a 0 para a Polônia.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos