Austrália sofre para vencer Iraque, mas garante vaga na Copa-2014

Do UOL, em São Paulo*

A Austrália está na Copa do Mundo-2014. Nesta terça-feira, os Socceroos garantiram sua vaga no Mundial com uma vitória suada por 1 a 0 sobre o Iraque, em Sidney, na última rodada da quarta fase das eliminatórias asiáticas.

Ela se torna a segunda seleção a assegurar em campo sua presença na Copa-14 e fará sua quarta participação em um Mundial: a equipe já participou do torneio em 1974, 2006 e 2010. A Austrália se junta ao Japão, que havia obtido sua vaga no último dia 4 ao empatar justamente contra os australianos por 1 a 1.

Jogando em casa e sob chuva, a Austrália partiu para cima do Iraque, mas desperdiçou muitas chances de gol no primeiro tempo. Os iraquianos, acuados em seu campo de defesa, apenas tentavam resistir às investidas dos Socceroos, que insistiam em cruzamentos para Cahill. Na melhor chance, o goleiro Sabri falhou ao pegar a bola, mas Cahill não conseguiu acertar o gol.

Pressionado, o Iraque esfriava o jogo. Sem chances de classificação, os iraquianos trocavam passes e gastavam o tempo, irritando a torcida e os jogadores da Austrália. O domínio dos Socceroos continuou no segundo tempo, embora os donos da casa se mostrassem um pouco nervosos na hora de finalizar.

O alívio australiano só veio aos 38min. Bresciano cruzou da direita e Kennedy, de cabeça, mandou para as redes. O gol selou a classificação australiana ao Mundial e fez a torcida australiana explodir nas arquibancadas.

Com o resultado, a Austrália chegou aos 13 pontos e terminou na segunda posição do grupo B com 13 pontos, quatro a menos do que o Japão. A Jordânia ficou com o terceiro lugar da chave ao derrotar Omão por 1 a 0. Os jordanianos encaram o Uzbequistão, 3º do grupo A, pela repescagem continental. O vencedor deste duelo encara o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas por uma vaga na Copa-14.

Pelo grupo A, o Irã derrotou a Coreia do Sul por 1 a 0 em Ulsan. O resultado classificou as duas equipes para a Copa-2014. O Uzbequistão levou um susto, mas virou e goleou o Qatar por 5 a 1, mas ficou em terceiro e terá a repescagem pela frente.

*Atualizado às 14h50

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos