Neymar passa menos que colegas do Barça, mas iguala média de acertos
Paulo Passos
Do UOL, em Fortaleza
-
EFE/Toni Albir
Neymar faz embaixadinhas em sua apresentação ao Barcelona no Camp Nou
Principal característica do time do Barcelona e da seleção espanhola, que tem sete jogadores do clube catalão, a qualidade no toque de bola é consequência dos passes certeiros dos jogadores. Nas partidas do Barça e da equipe nacional, o número de acertos nesse fundamento quase sempre fica acima de 90%.
Reforço do clube catalão, o astro da seleção Neymar mostrou na estreia do Brasil na Copa das Confederações que ainda toca menos vezes a bola que seus novos companheiros. Quando o faz, porém, é tão preciso quanto eles.
Na vitória sobre o Japão, no último sábado, o atacante brasileiros deu 36 passes. Desses, 34 foram corretos, numa média de acerto de 94,4%. Todos os sete barcelonistas titulares da Espanha na estreia contra o Uruguai deram mais passes que o brasileiro. A média de acertos, entretanto, ficou no mesmo patamar, acima de 90%.
Atacante como Neymar, Pedro foi o jogador do Barcelona em campo na Copa das Confederações que deu menos passes. Foram 50, sendo 41 certos. A média de acertos, de 82%, é a pior entre os atletas do clube catalão. Porém, assim como o brasileiro, Pedro marcou um dos gols da vitória espanhola sobre o Uruguai.
Entre os novos colegas do astro da seleção brasileira, Xavi é quem mais deu passes na estreia da Espanha. Foram 85, mais que o dobro que o número total de Neymar. Mesmo assim, o meia consegue manter uma média de 94% de acertos.
Quando foi apresentado na Catalunha, Neymar fez referência ao meia, que é um dos capitães da Espanha e do Barcelona. Com discurso humilde, o atacante incluiu o novo colega no hall de craques do clube e disse que tinha que aprender com ele.
"Jogar com Messi, Xavi e Iniesta pesou na hora de decidir. É uma honra e satistação grandiosa para mim. Sempre sonhei com isso e, graças a Deus, estou realizando", afirmou o ex-santista após anunciar o acordo com o Barça.
Neymar volta a entrar em campo pela seleção brasileira na próxima quarta-feira, às 16h, contra o México. O jogo será no Castelão, em Fortaleza, e terá acompanhamento pelo Placar UOL Esporte.