Fan fest 'genérica' da Globo vê fracasso de público no RJ e segurança reforçada em SP

Bernardo Lacerda, Luiza Oliveira e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Belo Horizonte, São Paulo e no Rio de Janeiro

  • Pedro Ivo Almeida/UOL

    Público reduzido e desanimado acompanhou a estreia do Brasil em evento com telões no centro do Rio

    Público reduzido e desanimado acompanhou a estreia do Brasil em evento com telões no centro do Rio

Tradicionais pontos de encontro da torcida durante as competições da Fifa, as Fan Fests não foram montadas pela entidade para a Copa das Confederações. Coube, então, à TV Globo montar o seu evento para o torcedor brasileiro em diversos pontos do país. No Rio de Janeiro, a festa, porém, nem de longe lembrou as antigas aglomerações para assistir aos jogos da seleção brasileira.

O "Concentra", evento organizado no Terreirão do Samba, na zona norte do Rio, sofreu com a forte chuva que caiu na capital fluminense durante parte do dia e viu um modesto público acompanhar os shows programados e a partida entre Brasil e Japão em dois telões montados no local.

Em São Paulo, o mesmo evento ocorreu no Vale do Anhagabaú. Na capital paulista, porém, o jogo ficou em segundo plano e as atenções da organização ficaram voltadas para a segurança. Com medo de novos protestos por conta do aumento nas passagens de ônibus, o efetivo de policiamento foi reforçado.

"Já tínhamos uma estratégia especial para o evento, mas também ficamos preocupados com todas essas manifestações dos últimos dias. Viemos preparados", explicou o Capitão Gregorim, do segundo batalhão de choque da polícia paulista.

Mais de 400 pessoas cuidaram da ordem do evento. Foram 250 policiais militares, sendo 120 homens do batalhão de choque, e 170 seguranças particulares contratados pela organização. O efetivo era semelhante ao destinado para dias de jogos nos estádios.

O público, porém, não causou maiores transtornos. E se o número de presentes não chegou a ser um fracasso, como no Rio, também ficou abaixo do esperado. A organização projetou o comparecimento de 50 mil torcedores, mas apenas 20 mil pessoas estiveram no Anhagabaú.

Torcida acompanha estreia do Brasil na Copa das Confederações neste sábado
Veja Álbum de fotos

No Rio de Janeiro, onde também não houve qualquer manifestação, a baixa presença de torcedores frustrou os organizadores, que esperavam até dez mil pessoas no evento que tem entrada gratuita.

Até o início da partida de estreia do Brasil na Copa das Confederações, pouco mais de 800 torcedores marcavam presença no Terreirão do Samba, no centro do Rio. Ao final do jogo, o público era de apenas 1500 pessoas.

Ingressos distribuídos em BH
Em Belo Horizonte, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, duas mil pessoas compareceram à Praça da Estação, no centro da capital, no evento que não lotou e nem empolgou os mineiros.

A parte que mais chamou a atenção foi uma brincadora com patrocinadores do evento. Em uma delas, a pessoa que acertasse um gol montado no local ganhava um par de ingressos para o jogo entre Taiti e Nigéria, na próxima segunda, no Mineirão. A partida é uma das que tem menor busca por entradas na Copa das Confederações.

"Ganhei o ingresso, marquei dois gols, o evento está legal e terei a oportunidade de ir ao jogo na segunda-feira", comemorou Luiz Henrique Souza, de 42 anos, que levará a mulher para o jogo. Ele pegará o ingresso no dia da partida.

Outro diferencial de Belo Horizonte é a realização do tradicional "Arraiá de Belô" no mesmo local, após o evento do jogo da seleção.

Além da TV Globo, o "Concentra" em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte contou com a organização das empresas de produções de eventos "D+", a mesma que promove as Fan Fests da Fifa em épocas de Copa do Mundo, e Playcorp. O espaço funcionará até o dia 30 de junho e fará a transmissão em telão de todos os jogos da Copa das Confederações nas três capitais.

No Rio de Janeiro, a organização projeta uma melhora de público ao longo da competição e acredita que no dia 30 de junho, data da grande final no Maracanã, o Terreirão do Samba, enfim, fique lotado. Para este dia, está programado um show com o grupo Revelação e a bateria da Unidos de Vila Isabel, escola de samba campeã do Carnaval carioca.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos