Local:
$placar.estadio
Data:
$placar.data
$placar.equipe1.nome $placar.equipe1.gols x $placar.equipe2.gols $placar.equipe2.nome
0 pênaltis 0
Neymar vibra após marcar golaço na estreia contra o Japão

Neymar faz história com gol relâmpago, e Brasil estreia com vitória sobre o Japão

Gustavo Franceschini e Paulo Passos
Do UOL, em Brasília

O nervosismo da estreia do Brasil somado à pressão pelo jejum de Neymar, que não marcava havia nove jogos, foram derrubados com o golaço aos três minutos. Ao marcar na abertura da Copa das Confederações, o atacante ajudou a construir a vitória sobre o Japão, por 3 a 0, e entrou para a história da seleção com o gol mais rápido em estreias do time num torneio da Fifa. Paulinho e Jô ampliaram o placar no segundo tempo. A seleção volta a jogar nesta quarta-feira, contra o México, em Fortaleza.

O início da partida não poderia ter sido melhor para o Brasil. Toda a pressão por um bom resultado na estreia começou a ser diluída logo aos 3min. Marcelo fez um lançamento longo da esquerda, Fred escorou a bola com o peito e Neymar chutou forte com o pé direito para marcar o primeiro gol do Brasil.

Até hoje, nenhum brasileiro tinha ido às redes tão rápido no primeiro jogo de um torneio chancelado pela entidade dona da Copa do Mundo.  Até então, o gol mais rápido do Brasil em um torneio da Fifa havia saído aos 5 minutos do primeiro tempo, em duas ocasiões. Em 1998, na Copa do Mundo disputada na França, César Sampaio marcou de cabeça contra a Escócia. Em 2009, na Copa das Confederações, Kaká fez o dele contra o Egito, garantindo um início tranquilo à equipe. 

Neymar não é o mais rápido quando se considera todas as partidas do Brasil em competições desse porte. Em 1958, por exemplo, Vavá abriu o placar na semifinal contra a França logo aos 2 minutos.

Mais leve com a vantagem no placar, o time manteve a formação tática testada por Felipão nos amistosos contra Inglaterra e França. Neymar jogava mais centralizado. Oscar começou o jogo posicionado na direita e Hulk na esquerda. Os dois, porém, invertiam de posição com frequência.

INTERNAUTA DIZ QUE VAIA A DILMA NÃO PODERIA VIR EM MOMENTO MELHOR

  • Veja os comentários dos internautas sobre as vaias à presidente Dilma Roussef

Mesmo dominando a partida e com uma defesa sólida, com boas atuações de Thiago Silva e David Luiz, o Brasil era assustado pelo Japão com chutes de fora da área.

Aos cinco minutos de jogo, Honda cobrou falta da esquerda, longe da área, e Júlio César espalmou uma bola perigosa. O meia japonês assustou o goleiro brasileiro outra vez, aos 18 minutos, também com um chute forte de fora da área.

O time de Felipão dominava o jogo, tinha mais posse de bola e quase ampliou o placar ainda no primeiro tempo, nos minutos finais, após uma tabela de Neymar e Fred. O centroavante venceu a marcação do zagueiro japonês e tocou para o gol. Kawashima, porém, defendeu.

O Brasil voltou para o segundo tempo com a mesma formação. Aos dois minutos, ampliou o placar e decretou a vitória no estádio Mané
Garrincha. Após cruzamento de Daniel Alves, a bola sobrou para Paulinho, que dominou e chutou forte para o gol.

Com a vantagem de dois gols, o Brasil tinha tranquilidade em campo, maior posse de bola e levava apenas sustos isolados dos japoneses. Felipão, então, resolveu testar uma formação de meio campo diferente, usada nos amistosos contra Inglaterra e França, com três volantes em campo: Luiz Gustavo, Paulinho e Hernanes, que entrou no lugar de Hulk.

Com o trio, o time fechou o meio-campo e impediu avanços perigosos dos japoneses. O Brasil conseguia ainda avançar quando tinha a bola em contra-ataques. Foi assim, já nos acréscimos em jogada rápida de Oscar que tocou para Jô ampliar o placar para 3 a 0. A vitória na estreia já estava garantida.

Voz da Torcida

  • Caos fora do estádio

    Antes do jogo começar, houve tumulto e confronto entre manifestantes e policiais ao redor do estádio Mané Garrincha. Um grupo que protestava contra o uso de dinheiro público na Copa esteve no local. A Tropa de Choque reagiu com bombas de efeito moral e gás de pimenta. No total, até nove detenções foram feitas até às 15h15.
  • Dilma vaiada

    A presidente Dilma Rousseff foi vaiada momentos antes do início da abertura da Copa das Confederações. Anunciada pelo alto-falante do estádio, fez caras de poucos amigos e limitou-se a dizer uma única frase no microfone. Joseph Blatter, presidente da Fifa, deu uma bronca na torcida pelo comportamento.

Personagens da Partida

Melhores

  • Neymar
    Com um gol relâmpago, tirou a pressão do time na estreia. Além de marcar na vitória, teve boa atuação, se movimentando em tabelas com Fred e marcando a saída de bola.
  • Honda
    Com seus chutes de fora da área levou perigo. No 1º tempo, quase marcou duas vezes, dando trabalho para Júlio César.

Piores

  • Julio Cesar
    Não chegou a comprometer, nem teve influência no resultado, mas deu sustos na torcida. No primeiro tempo, deu rebote em duas bolas chutadas de fora da área.
  • Maya Yoshida
    Errou o bote no segundo gol do Brasil. Após cruzamento de Daniel Alves, deixou a bola passar e Paulinho marcar.

Resumo da Partida

$placar.equipe1.nome $placar.equipe1.gols x $placar.equipe2.gols $placar.equipe2.nome
Técnico: $placar.equipe1.tecnico Técnico: $placar.equipe2.tecnico
X

Opini�o

Confira mais blogs do UOL Esporte

Ficha do Jogo

$placar.campeonato.nome - $placar.campeonato.temporada

$placar.data

Estádio:

$placar.estadio

Arbitragem:

$placar.arbitro

Assistentes:


  • Público Presente:

    $placar.publicoPresente
  • Renda

    R$ $placar.renda

Gols:

$placar.equipe1.nome $placar.equipe2.nome

Cartões:

$placar.equipe1.nome $placar.equipe2.nome

Próximo jogo

Brasil
x
México

19/06/2013 - 16h00
Estádio: Castelão
Itália
x
Japão

19/06/2013 - 19h00
Estádio: Arena Pernambuco

Em destaque

Copa do Mundo



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos