Em números, Hulk é mais ousado, mas rival Lucas sobra em eficiência

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Goiânia

  • Flavio Florido/UOL

    Lucas fez o terceiro gol do Brasil contra a França, mas ainda não convenceu Felipão de que deve ser titular

    Lucas fez o terceiro gol do Brasil contra a França, mas ainda não convenceu Felipão de que deve ser titular

Luiz Felipe Scolari já disse que não deve mexer na equipe até o início da Copa das Confederações, mas as manifestações do público nos dois últimos jogos da seleção deixam evidente o desejo do público de ver Lucas por mais tempo em campo. Pelos números, a torcida não está tão equivocada. Um levantamento feito pelo UOL Esporte mostra que, entre os dois candidatos a parceiros de Fred e Neymar, Hulk está longe de ser o mais eficiente.

Até agora, os dois têm disputado jogo a jogo a preferência de Felipão. No início da preparação para a Copa das Confederações, no Rio de Janeiro, Lucas chegou a ser testado como titular, mas em cima da hora foi trocado por Hulk. Contra a Inglaterra, o atacante do Zenit foi vaiado depois da torcida pedir o ex-são-paulino no Maracanã. Em Porto Alegre, contra a França, de novo o público pediu em coro o jogador do PSG, dessa vez sem apupos para ninguém.

O levantamento leva em conta a média de Lucas e Hulk nos principais fundamentos analisados pelo Datafolha. O tempo de cada um em campo, porém, é levado em consideração. O meia do PSG jogou, ao todo, 104 minutos em três jogos sob o comando de Felipão. Já o atacante do Zenit esteve em campo em 245 minutos em quatro partidas, ao todo.

Em diversos quesitos, os dois se equivalem. Lucas e Hulk têm, por exemplo, a mesma média de dribles por minuto: 0,028, sendo que ambos estão entre os líderes da seleção nesse fundamento. A dupla também está colada em número de bolas recebidas, com cerca de 0,43 por minuto jogado e uma vantagem centesimal em favor do ex-são-paulino.

A diferença se dá nos quesitos ofensivos. Hulk é um dos jogadores que mais arrisca na seleção de Luiz Felipe Scolari. Ao todo, ele tentou dar nove chutes a gol enquanto esteve em campo, com uma média de 0,036, de novo um dos melhores do time. O problema é a quantidade de acertos. Segundo o Datafolha, o atacante só acertou uma finalização em quatro partidas.

O problema, para o técnico, é que Lucas não vai tão melhor. Até agora, o camisa 7 tem sido muito contido e deu apenas três chutes a gol. Um deles, justamente a cobrança de pênalti que definiu o 3 a 0 diante da França, foi o único acerto dele em três partidas. Não por acaso, foi também seu primeiro gol desde a despedida no São Paulo.

Hulk também mostra disposição para cruzar. Ele vai mais vezes à linha de fundo e arrisca mais que o rival. Foram 14 tentativas nos 245 minutos que esteve em campo. Só que o atacante grandalhão só acertou três dessas tentativas, contra três em cinco bolas alçadas por Lucas.

Lucas
Lucas

Os números mostram uma diferença clara de estilo entre os dois. Hulk, por vezes, tem servido como desafogo para o time de Felipão, arriscando bastante em jogos mais equilibrados. Para convencer a torcida, porém, deve melhorar seu aproveitamentos nos fundamentos. Até agora, a principal justificativa para a sua manutenção na equipe é o papel tático que ele pode cumprir, para o qual Lucas teoricamente não estaria preparado.

Na prática, o ex-são-paulino ainda consegue equilibrar com Hulk em um dos fundamentos mais valorizados pelos treinadores, o desarme. Lucas conseguiu roubar cinco bolas dos adversários. Hulk o fez 11 vezes, mas pelos minutos em campo, está com uma média pior que a do colega de posição (0,044 contra 0,048).

Por último, mas não menos importante, Hulk tem sido mais perigoso para a equipe, ao menos na média. A cada minuto, o atacante do Zenit perde a bola 0,077 vezes, contra 0,048. A discrepância, porém, se deve a uma partida em especial. Contra a Itália, em sua estreia com Felipão, Hulk foi desarmado em dez oportunidades, número recorde para qualquer jogador na atual gestão, e não repetido por ele em nenhuma outra oportunidade. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos