Felipão rejuvenesce time e convoca Brasil mais jovem em 35 anos
Lucas Tieppo
Do UOL, em São Paulo
Luiz Felipe Scolari não assumiu a seleção brasileira com o discurso da renovação como o seu antecessor Mano Menezes, mas convocou para a Copa das Confederações de 2013 a seleção brasileira mais jovem em 35 anos levando em consideração torneios como a Copa do Mundo. Os 23 selecionados pelo treinador para a competição têm média de idade de 26 anos, a menor desde a Copa de 1978.
Desde 1978, quando o técnico Claudio Coutinho promoveu uma grande renovação e levou para a Copa da Argentina atletas com 25 anos em média, a seleção brasileira sempre disputou um Mundial com um grupo com mais de 26 anos.
A renovação havia começado com Mano após o ex-técnico Dunga levar para a África do Sul a equipe mais velha da história da seleção, com média de idade de 28,7 anos. O time que disputou a Copa América de 2011 também tinha 26 anos de média.
Chama atenção a jovialidade do setor ofensivo convocado por Felipão nesta terça-feira. O quinteto formado por Neymar (21 anos), Bernard (20 anos), Fred (29 anos), Leandro Damião (23 anos) e Hulk (26 anos) tem média de idade de apenas 23,8 anos.
Na Copa das Confederações de 2009, Dunga convocou um time com média de idade de 28 anos, já em 2005, Carlos Alberto Parreira – hoje coordenador técnico da seleção – convocou jogadores com média de 26,9 anos.
Felipão falou nesta terça sobre a jovialidade da equipe e não teme que o time sofra com a ausência de jogadores mais rodados, como Ronaldinho Gaúcho e Kaká.
"Poderia ser um problema, mas não deverá acontecer. Esses jovens receberão a oportunidade de disputar uma Copa das Confederações, em jogos que valem pontos e título. Podemos ter dificuldades pela inexperiência, mas vamos ganhar na jovialidade que eles possuem", disse Felipão.
O treinador afirmou ainda que está preparado para receber as criticas que eventualmente existam em caso de fracasso da equipe.
"Se não der certo, é o normal que vai acontecer. Eu sou sabedor disso. Se eu convocar A, B ou C e não der certo, o pau vai comer. Mas do que adianta agradar A ou B e ter dor de barriga. Convoco quem eu quiser e vocês (imprensa) acham o que quiserem", declarou.
GOLEIROS
-
Julio Cesar (foto) - QPR/ING
Jefferson - Botafogo
Diego Cavalieri - Fluminense
LATERAIS
-
Daniel Alves (foto) - Barcelona/ESP
Jean -Fluminense
Filipe Luis –Atlético de Madri/ESP
Marcelo – Real Madrid/ESP
ZAGUEIROS
-
Thiago Silva (foto) -PSG/FRA
Réver – Atlético-MG
David Luiz - Chelsea/ING
Dante - Bayern de Munique/ALE
MEIO-CAMPISTAS
-
Lucas (foto) – PSG/FR
Oscar – Chelsea/ING
Fernando – Grêmio
Hernanes – Lazio/ITA
Luiz Gustavo – Bayern de Munique/ALE
Jádson - São Paulo
Paulinho - Corinthians
ATACANTES
-
Neymar (foto) - Santos
Bernard – Atlético-MG
Leandro Damião – Internacional
Fred - Fluminense
Hulk - Zenit/RUS
Veja também
- Preterido por Felipão, Ronaldinho estende folga e não se reapresenta ao Atlético
- Convocação tem invasão da torcida, Felipão 'piadista' e troféu retrô
-
- Mau comportamento e atrasos tiram Ronaldinho e Ramires da seleção de Scolari
- Bernard se diz surpreso com convocação: "Nem acreditei quando ouvi meu nome"