Alex Atala erra bolinha e sorteio da Copa das Confederações se torna um "pouco caótico"

Bruno Freitas, Paulo Passos, Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

  • Andre Penner/AP

    O chef Alex Atala e a top Adriana Lima cumprimentam Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa

    O chef Alex Atala e a top Adriana Lima cumprimentam Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa

Em um sorteio simples, houve um erro do chef Alex Atala que tornou "um pouco caótica" a definição dos grupos da Copa das Confederações. A falha ocorreu quando foi pego o nome do Uruguai para o Grupo B da competição.

Na sequência, deveria ser selecionada uma bolinha da cesta B para definir em que posição deste grupo ficaria o Uruguai, que não poderia cair no grupo A, o do Brasil, por serem da mesma confederação. Mas Atala pegou justamente uma bolinha do A com o número 3, e entregou ao secretario-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que a abriu sem ver. Esse erro fez com que o Taiti ficasse suspenso no telão da Fifa, e só foi definido como na posição 3 do grupo B ao final do sorteio.

"Desculpe pelo sorteio um pouco caótico", afirmou o secretário-geral, visivelmente contrariado. O cartola francês disse também que o evento estava sendo apresentado ao vivo, e que não deveria haver erros.

Até então o sorteio ocorria sem sobressaltos. Até mesmo o presidente da CBF e do COL, José Maria Marin, conseguiu superar sua notória vocação para gafes e discursos efusivos ao elogiar da maneira convencional as qualidades das cidades-sede que vão receber a Copa das Confederações.

"Descobriremos (no sorteio) quem experimentará a cultura de Recife ou as belas praias de Fortaleza. Quem jogará ao som dos baianos, ou experimentará a deliciosa culinária mineira. E quem jogará no lendário Maracanã", declarou ele, lembrando de cinco das seis sedes da competição - ele falou sobre Brasília logo no início de seu discurso.

O chef Alex Atala, dono do restaurante  D.O.M., é atualmente o mais prestigiado nome da gastronomia brasileira. Seu restaurante foi considerado o 4º melhor do mundo e o melhor da América do Sul, segundo a lista World's 50 Best Restaurants de 2012. Além dele, outra personalidade brasileira com fama internacional participou do evento da Fifa: a top model Adriana Lima. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos