Ainda sem futebol brilhante, Mano ensaia 'lua de mel' com Marin e segura cargo na seleção

Marinho Saldanha

Do UOL, em Buenos Aires (ARG)

  • Mowa Press

    Mano Menezes orienta jogadores da seleção brasileira durante jogo contra a Argentina

    Mano Menezes orienta jogadores da seleção brasileira durante jogo contra a Argentina

A seleção brasileira repetiu cenário já visto sob comando de Mano Menezes. Nesta quarta-feira, perdeu para Argentina, esteve longe de ser brilhante, mas levou o título do Superclássico das Américas garantindo a sequência de trabalho do treinador. Após o jogo, o comandante disse que o momento de instabilidade já passou e rasgou elogios ao presidente da CBF, José Maria Marin. Indício claro do clima de 'lua de mel' com a chefia que o garante no cargo.


Mano Menezes chegou a estar ameaçado. E não negou tal situação. Após a falha na busca pelo ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, o técnico chegou a pensar que seria demitido. Além disso, a troca de comando na CBF ampliou o clima de instabilidade. Mas nenhuma aresta ainda reside na relação entre o técnico da seleção e Marin.

NEYMAR SUPERA TRAUMA E BRASIL É CAMPEÃO

  • O jogo de volta do Superclássico das Américas repetiu o desfecho do de ida, só que com posições invertidas. No Brasil o time local venceu com gol no final e teve um pênalti duvidoso. Nesta quarta-feira, em Buenos Aires, tudo isso aconteceu com a Argentina. O placar de 2 a 1 para os 'hermanos', com gol aos 44 do segundo tempo, levou a decisão para os pênaltis. E neles Diego Cavalieri defendeu o primeiro e contou com erro de Montillo. Mas Carlinhos perdeu para o Brasil. Neymar, na última cobrança, superou o trauma dos pênaltis e deu o título ao Brasil

"Encerro o ano com a seleção numa avaliação muito positiva da última metade do ano. Passamos o momento difícil. O presidente [da CBF] teve a compreensão e a maturidade de saber nos sustentar quando perdemos o ouro olímpico. E um trabalho deste porte tem que ter maturidade, senão não chegaremos a 2014 como precisamos chegar. A resposta da segunda metade do ano tem a ver com isso. O jogador sente, vendo a continuidade, que o trabalho é sério e tem comprometimento. Foi possível perceber isso e na Copa das Confederações mostraremos que estamos prontos", avaliou Mano Menezes.

Os elogios a José Maria Marin seguiram na coletiva após a conquista do Superclássico das Américas. Mano, com semblante aliviado após o título, fez questão de garantir a boa relação com seu superior, o elogiando sempre que possível.

"Quem está conduzindo o trabalho nunca pensa em demissão. Eu não pensei que seria demitido. Mas o importante é ver que temos maturidade para conviver com os percalços. Maturidade no projeto. Os exemplos de quem muda toda hora estão aí e são ruins sempre. Sabíamos que a empreitada seria longa, houve uma alteração diretiva na CBF, mas a direção tem mostrado equilíbrio", elogiou Mano.

O clima de 'lua de mel' garante o emprego do comandante técnico em 2013. Ainda que o futebol demonstrado pela seleção esteja longe de encher os olhos da torcida, Mano Menezes tem cargo seguro, ao menos, até a Copa das Confederações. Mesmo que antes dela o Brasil tenha jogos contra seleções importantes como Portugal e Inglaterra.

A seleção brasileira perdeu por 2 a 1 para Argentina nesta quarta-feira, em Buenos Aires. Mas conquistou o Superclássico das Américas nos pênaltis. Neymar bateu o derradeiro e superou trauma deixado pela cobrança bizarra diante da Colômbia dando a taça ao Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos