Fifa anuncia sedes da Copa das Confederações no dia 8; venda de ingresso começa em dezembro

  • AFP PHOTO / FIFA

    Com Maracanã, Rio de Janeiro deve ser uma das sedes da Copa das Confederações em 2013

    Com Maracanã, Rio de Janeiro deve ser uma das sedes da Copa das Confederações em 2013

A Fifa anunciou nesta quinta-feira que a definição final das sedes da Copa das Confederações será anunciada no próximo dia 8. Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador estão pré-escaladas para receber as partidas do torneio-teste da Copa do Mundo de 2014. Até novembro, porém, uma ou duas sedes ainda podem ser cortadas.

Em entrevista coletiva realizada no Rio de Janeiro, o diretor de Comunicação da Fifa, Walter de Gregorio, afirmou o número final de sedes da Copa das Confederações será divulgado no mesmo dia das informações sobre preços e categorias de ingressos do torneio. A partir daí, não haverá mais possibilidades para mudanças. No dia 3 de dezembro, a Fifa vai iniciar a venda dos bilhetes já considerando as sedes confirmadas.

Obras da Copa
Obras da Copa

Das seis capitais pré-escaladas para a Copa das Confederações, a que mais tem chances de ficar fora do torneio é Recife. O novo estádio da cidade, a Arena Pernambuco, tem 64% de suas obras concluídas. Por isso, pode ser que não fique pronto até fevereiro de 2013, prazo final dado pela Fifa para a conclusão das arenas do torneio-teste do Mundial.

Fifa, Comitê Organizador da Copa do Mundo (COL) e governo federal, no entanto, ratificaram que ainda acreditam que a capital pernambucana fique pronta para 2013. Por isso, ainda planejam a Copa das Confederações com seis cidades-sedes.

O presidente do COL, José Maria Marin, leu nesta quinta-feira para jornalistas uma carta enviada a ele pelo governo de Pernambuco, Eduardo Campos. Na mensagem, Campos informa que o primeiro jogo da Arena Pernambuco será realizado no dia 14 de abril. Assim, haveria tempo suficiente para que a Fifa faça os testes necessários para que o estádio receba a Copa das Confederações. “Quem somos nós para duvidar do governador, não é?”, complementou Marin, dizendo que Recife estará pronta.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também mostrou confiança. Segundo ele, pelo ritmo das obras na Arena Pernambuco, haverá tempo para conclui-la dentro do prazo. “A Arena Pernambuco tem o ritimo de obras mais acelerado hoje”, informou o ministro.

De Gregorio, da Fifa, confirmou que o andamento da arena dá chances de Recife ser confirmada para a Copa das Confederações. Ele preferiu, porém, manter certa cautela ao falar sobre a capital pernambucana. “Estatisticamente, se analisar o progresso, acreditamos que há tempo. Mas temos que ter os próximos fatos e números para termos certeza.”

O diretor de comunicação da Fifa ainda confirmou a data do sorteio dos grupos da Copa das Confederações. O evento será realizada no Anhembi, em São Paulo, no dia 1 de dezembro.

De Gregorio esteve na coletiva de imprensa substituindo o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que foi internado no Rio de Janeiro. Valcke visitou nesta semana Belo Horizonte e Porto Alegre, mas não pôde passar suas impressões sobre as cidades a jornalistas por causa de uma infecção renal. Ele está internado no Rio de Janeiro.

Em janeiro, Valcke havia visitado Fortaleza e Salvador. Em junho, passou por Recife, Natal e Brasília. Já no final de agosto, foi a Cuiabá e Manaus.

Ele voltará a inspecionar obras em novembro. São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro serão visitadas entre os dias 26 e 30 de novembro. Se esse cronograma se confirmar, o secretário-geral da Fifa terá passado por todas as sedes do Mundial em um ano.

*Atualizada às 15h15

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos