Dani Alves pede tratamento especial a Neymar e diz que serve de escudo para jovens da seleção

Bruno Freitas e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Recife (PE)

  • Leonardo Soares/UOL

    Um dos mais experientes jogadores da seleção, Daniel Alves afirmou que tem que proteger os mais jovens

    Um dos mais experientes jogadores da seleção, Daniel Alves afirmou que tem que proteger os mais jovens

Mais experiente jogador da seleção reunida para o amistoso desta segunda-feira contra a China em Recife, Daniel Alves admite que tem usado sua rodagem na equipe nacional na tentativa de proteger os jovens do time da pressão. Nesta linha de pensamento, o lateral direito do Barcelona pede para que Neymar receba tratamento especial da torcida, por seu status de "melhor do time".

Daniel Alves se pronunciou neste domingo a respeito das declarações da última sexta-feira, quando criticou o comportamento da torcida paulista durante a vitória sobre a África do Sul por 1 a 0. Na ocasião, Neymar teve atuação regular e foi duramente criticado pelas arquibancadas do Morumbi.

"Não tenho nada contra a torcida de São Paulo. Só quis dizer que nosso melhor jogador, o jogador-franquia, nosso jogador que pode desequilibrar, precisa ser tratado com carinho e de maneira especial. O torcedor tem direito de reclamar, mas precisa entender que nosso melhor jogador tem que ser tratado com mais carinho", declarou.

Com 29 anos e 58 partidas pela seleção, o titular do Barcelona ainda admite o papel de escudo para os jovens do time, em uma fase dura de transição de gerações, atuando para ajudar o amadurecimento de nomes como Lucas, Oscar e Leandro Damião.

"O grupo é muito jovem e tem lidado com uma demasiada pressão. Como mais experientes, tenho que atuar para proteger eles, jovens que podem dar alegrias, conseguir nossos objetivos. Tem que animá-los ao invés de criticá-los. Essa proteção é sempre em prol do nosso grupo, não querendo ser mais importante do que ninguém. Tenho carregado essa responsabilidade, que tem que ser dividida", afirmou Daniel Alves.

O lateral direito é hoje na seleção um dos poucos remanescentes do elenco que disputou a Copa de 2010 na África do Sul, sob o comando de Dunga. Na época, foi reserva de Maicon. No grupo reunido para os amistosos no país, apenas Ramires também esteve no último Mundial. 

A seleção entra em campo nesta segunda-feira em Recife, às 22h, diante da China. A partida acontece no estádio do Arruda, casa do Santa Cruz. 

Daniel Alves
Daniel Alves

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos