Protocolo da CBF falha e camisa retrô não é usada durante amistoso comemorativo

Fernando Duarte

Do UOL, em Estocolmo (Suécia)

  • Divulgação/CBF

    Réplica da camisa de 1958 que será utilizada pela seleção brasileira contra a Suécia

    Réplica da camisa de 1958 que será utilizada pela seleção brasileira contra a Suécia

A CBF anunciou com pompa que a seleção brasileira faria uma homenagem em campo aos heróis da Copa do Mundo de 1958 usando no amistoso desta quarta-feira contra a Suécia uma réplica do uniforme azul trajado por Pelé, Garrincha e companhia na final daquele Mundial.

A ideia era usar a camisa comemorativa, com escudo da antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos) e sem estrelas, durante todo o primeiro tempo do amistoso. Mas o modelo acabou aparecendo apenas para a foto dos dois times antes do pontapé inicial.

A razão da ausência ninguém conseguiu realmente explicar. Houve um conflito de versões. O atacante Neymar deu entrevista à beira do campo no intervalo da partida confirmando que a camisa retrô, feita de pano, havia pesado demais no corpo dos jogadores. Os modelos produzidos atualmente são feitos de um material mais leve.

Já o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, informou que o problema foi a falta de números na parte da frente do uniforme, o que poderia causar problemas para a identificação dos jogadores na transmissão de TV – o sinal do Rasunda estava sendo levado a quase 50 países.
 
Os jogadores acabaram usando durante todo jogo o segundo uniforme, oficial, também azul com detalhes em amarelo, mas sem a homenagem à Copa de 1958.
 
O amistoso marcou a despedida internacional do estádio Rasunda, palco da final do primeiro Mundial vencido pelo Brasil. Depois de mais alguns jogos de equipes locais, a arena será demolida em novembro para dar lugar a outra mais moderna.
 
Nas arquibancadas do duelo desta quarta estiveram presentes ex-jogadores que participaram da vitória do Brasil sobre a seleção local em 1958. O pontapé inicial foi dado por Pelé, que na véspera já havia se encontrado com ex-atletas suecos que o enfrentaram naquela ocasião.
 
Durante a semana, a CBF publicou em seu site uma nota informando que a seleção brasileiras enfrentaria a Suécia com uma versão especial do uniforme produzida pela Nike a partir de uma ideia do presidente José Maria Marin.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos