Jérôme Valcke diz que Fifa nunca pensou em tirar a Copa do Mundo de 2014 do Brasil

Vinicius Castro e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • AFP PHOTO / Vanderlei ALMEIDA

    Jérôme Valcke participou de primeiro evento público no Brasil após "chute no traseiro"

    Jérôme Valcke participou de primeiro evento público no Brasil após "chute no traseiro"

Em sua primeira volta ao Brasil após o episódio do "chute no traseiro", Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, garantiu que apesar dos problemas a entidade maior do futebol mundial jamais pensou em retirar a Copa do Mundo de 2014 do país. Em março, a expressão polêmica foi usada pelo secretário ao criticar a organização do evento e atraso nas obras. A declaração causou uma crise entre a Fifa e o governo federal.

RELEMBRE A POLÊMICA

  • Reuters

    No início de março, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou que os organizadores da Copa de 2014 precisavam de um "chute no traseiro". A declaração criou uma crise entre Fifa e governo federal. O ministro Aldo Rebelo chegou a pedir o afastamento de Valcke das negociações sobre a Copa, mas depois aceitou as desculpas do francês

Nesta quarta-feira, durante a divulgação da tabela da Copa das Confederações de 2013, em um hotel da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de janeiro, Valcke amenizou o discurso. "Nunca chegou na minha mesa uma proposta nesse sentido. O nosso planejamento segue normalmente de acordo com a ideia de todos os envolvidos", afirmou.

Em entrevista coletiva, Valcke por várias vezes falou da união entre Fifa e governo federal para a organização do Mundial de 2014. Quando perguntado sobre sua recepção no país após as críticas, o secretário-geral da Fifa preferiu desconversar: "O clima é ótimo e a temperatura é muito agradável nesta época do ano", disse ele, sobre suas impressões ao voltar ao Brasil.

Por causa do "chute no traseiro", o ministro do Esporte Aldo Rebelo chegou a pedir o afastamento de Valcke das negociações sobre a Copa. Valcke, então, pediu desculpas por suas declarações. As desculpas foram aceitas e ele voltou a encontrar-se com membros do governo.

O primeiro encontro foi em uma reunião entre Fifa e governo em Zurique, na Suíça, no início do mês. Nesta quarta-feira, Valcke participou da divulgação da tabela da Copa das Confederações de 2013, no Rio de Janeiro. No evento, Rebelo manteve o clima amistoso.

No evento desta quarta, Valcke não fez críticas ao andamento das obras para a Copa do Mundo. Apesar de relatórios da própria Fifa apontarem alguns atrasos em estádios do Mundial, ele preferiu não reclamar e disse que vai se esforçar "150%" para que tudo dê certo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos