13/07/2010 - 09h47

"Foi um chute de kung fu", diz Xabi Alonso sobre entrada de holandês De Jong

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um “chute de kung fu”. É assim que o espanhol Xabi Alonso definiu o golpe que recebeu do holandês De Jong na final da Copa do Mundo, num lance em que o meio-campista definiu como “uma das piores pancadas" que já sofreu na vida.

Aos 28 minutos do primeiro tempo da final entre Espanha e Holanda, numa bola aparentemente já perdida, De Jong cravou sua chuteira no peito de Xabi Alonso, que saiu de campo para ser atendido com fortes dores.

De Jong recebeu apenas o cartão amarelo, algo a que ele próprio não esperava. De Jong se deu conta de que deveria ser excluído da partida e disse ter tido sorte em permanecer em campo.

Já Xabi Alonso, segundo relato da BBC, conta que “provavelmente quebrei uma costela, ainda que eu não esteja realmente preocupado com isso”. Afinal, a Espanha conseguiu finalmente ser campeã da Copa do Mundo e o meia do Real Madrid ainda comemora muito, independente de um osso quebrado ou não.

“Foi um jogo muito apertado, havia respeito de ambos os lados e eles tinham que nos derrubar. O desafio estava realmente difícil. Foi uma das pancadas mais dolorosas que já sofri em minha vida e estava difícil de continuar a jogando”, admitiu Alonso, que foi substituído a três minutos do fim do segundo tempo por Cesc Fàbregas, que ainda jogaria toda a prorrogação.

Por sua vez, De Jong defende o árbitro inglês Howard Webb, que foi duramente criticado por sua leniência com o volante holandês ao não expulsá-lo da partida.

“Hoje em dia a pressão sobre o árbitro é tão grande. Há tantas regras da Fifa dizendo a ele o que fazer. Seria mais fácil se os juízes pudessem se concentrar no básico e apitar a partida”, declarou De Jong, em defesa de Webb.

No entanto, vale lembrar que De Jong, jogador do Manchester City da Inglaterra, já conhece bem o árbitro Howard Webb, uma vez que este comanda partidas do Campeonato Inglês.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host