10/07/2010 - 05h59

Brasil vai perder liderança no ranking da Fifa para Espanha ou Holanda

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer*
Johanesburgo (África do Sul)
  • Kaká lamenta na derrota do Brasil para a Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo

    Kaká lamenta na derrota do Brasil para a Holanda pelas quartas de final da Copa do Mundo

O fracasso da seleção brasileira na Copa da África do Sul não vai sair barato. Qualquer que seja o resultado da final, neste domingo, entre Espanha e Holanda, uma coisa é certa: o Brasil será destronado da liderança do ranking da Fifa. Dada a atual classificação, um dos dois finalistas do Mundial assumirá o posto de número um do mundo ao final da decisão.

A Espanha é a atual vice-líder e a Holanda ocupa o quarto lugar. Os espanhóis assumirão a liderança mesmo que empatem a partida no tempo normal e na prorrogação, mas percam o título na decisão por pênaltis. Os holandeses assumem o primeiro lugar só em caso de vitória no tempo normal ou na prorrogação. Muito provavelmente, o Brasil perderá duas posições no ranking, independentemente de quem vença a Copa. Portugal, hoje em terceiro, também deve perder posições.

O Uruguai, hoje em 16º lugar, é o país que dará o maior salto no ranking ao final da Copa, seja conquistando o terceiro ou o quarto lugar no Mundial. Chile (18º), Paraguai (31º) e Gana (32º), que chegaram às quartas de final, também vão fazer progressos significativos.

O Japão (45º), apesar de ter caído nas oitavas, também vai melhorar sua posição, assim como a África do Sul (83º) e a Nova Zelândia (78º), que ficaram na primeira fase, mas tiveram resultados positivos (os anfitriões venceram a França e empataram com o México, enquanto os neo-zelandeses obtiveram três empates).

França (9º), México (17º), Nigéria (21º), Camarões (19º) e Honduras (38º) são as seleções que, prevê a Fifa, terão maior queda no ranking em função de seus resultados decepcionantes no Mundial.

Segundo a Fifa, não devem alterar muito suas posições, apesar dos resultados alcançados, as seleções da Alemanha (hoje em 6º), Argentina (7º), Inglaterra (8º), Grécia (13º), Estados Unidos (14º), Argélia (30º), Coreia do Sul (47º) e Coreia do Norte (105º).

*Atualizado às 6h38

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host