07/07/2010 - 10h39

Próximo treinador da Coreia do Sul não será estrangeiro, diz federação

Das agências internacionais
Em Seul (Coreia do Sul)
  • Huh Jung-Moo (esq.), técnico da Coreia do Sul, consola Ki Sung-Yong após eliminação em 2010

    Huh Jung-Moo (esq.), técnico da Coreia do Sul, consola Ki Sung-Yong após eliminação em 2010

A Coreia do Sul escolherá um técnico local para substituir Huh Jung-Moo, que se demitiu após levar a nação asiática às oitavas de final da Copa do Mundo de 2010.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo chefe da Federação Coreana de Futebol (KFA), Lee Hoi-Taek. “Todos os membros [da associação] concordaram em nomear um técnico sul-coreano. Estamos ponderando entre 12 e 13 nomes de treinadores”.

Os nomes mais cotados, segundo o jornal sul-coreano Yonhap, são o de Kim Hak-Beom, ex-treinador do Seongnam Ilhwa (com quem venceu o campeonato local por sete vezes), e Choi Kang-Hee, técnico campeão em 2009 com o Jeonbuk Motors.

Outros profissionais que estavam cotados eram Chung Hae-Soung, assistente técnico de Huh Jung-Moo na Copa de 2010, e o técnico da seleção olímpica e ex-astro do futebol sul-coreano, Hong Myung-Bo. Porém, ambos já descartaram a hipótese.

O presidente da KFA já adiantou que o novo treinador ocupará o cargo até a Copa de 2014, no Brasil, e já estabelece uma meta. “Considerando a campanha de Huh na África do Sul, o novo treinador deve ser tão competitivo e experiente quanto ele”.

A Coreia do Sul chegou à semifinal da Copa de 2002, a qual organizava, sob o comando do holandês Guus Hiddink. Desde então, outros quatro treinadores estrangeiros dirigiram a equipe (entre eles, três holandeses), até que o sul-coreano Huh assumisse o cargo, em dezembro de 2007.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host