AFP

Goodluck Jonathan, presidente da Nigéria, ao lado de Joseph Blatter, da Fifa

05/07/2010 - 12h33

Governo da Nigéria volta atrás e revoga suspensão da seleção de futebol

Das agências internacionais
Em Abuja (Nigéria)

O presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, retirou a sua decisão de suspender a seleção nacional de futebol das competições oficiais por dois anos. O país corria o risco de ser punido pela Fifa, que estabeleceu um prazo para que o governo reconsiderasse a sua decisão.

O governo nigeriano deveria revogar essa suspensão até as 18 horas desta segunda-feira, no horário local (14 horas de Brasília). Pouco mais de uma hora antes do prazo, uma fonte ligada à presidência adiantou que a exigência da Fifa será cumprida.

Na última quarta-feira, o presidente Goodluck Jonathan decidiu suspender o time por dois anos por conta do desempenho no Mundial sul-africano, quando a equipe caiu ainda na primeira fase. Mas isso fere o regulamento da Fifa, que ameaçou inabilitar de todas as equipes nacionais, clubes e árbitros de participarem de competições internacionais.

Dois dias depois, a Fifa estabeleceu um prazo de 48 horas para que a decisão fosse revogada. “Não se pode permitir que um governo decida que todas as suas equipes nacionais não possam jogar nenhum torneio internacional. Somos 208 membros, e se um país for contra nossos estatutos, vai contra todo o sistema do futebol”, justificou o secretário-geral Jerome Valcke.

Logo antes do anúncio feito pela fonte presidencial que não se identificou, o porta-voz do governo nigeriano defendeu a medida, ainda sem confirmar se a decisão seria reconsiderada. “Tudo isso foi feito em nome do interesse superior do futebol”, declarou o representante Tony Ohaeri.

No dia anterior, a federação nigeriana havia demitido o presidente Sani Lulu, o vice Amanzé Ugbulam e o chefe da comissão técnica, Taiwo Ogunjobi. Tudo para tentar convencer o governo a voltar atrás e evitar a punição da Fifa.

Campeã olímpica de 1996, a Nigéria ficou na última colocação do grupo B da Copa do Mundo ao perder duas partidas para Argentina, por 1 a 0, e Grécia, por 2 a 1, além de empatar na última rodada com a Coreia do Sul por 2 a 2, ficando fora das oitavas de final.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host