AFP PHOTO / GIANLUIGI GUERCIA

Árbitro Carlos Eugênio Simon foi descartado para apitar a final da Copa

05/07/2010 - 10h43

Fifa escolhe árbitros das semis e tira Simon de lista para a decisão

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Durban (África do Sul)

A Fifa anunciou nesta segunda-feira os trios de arbitragem para as duas semifinais da Copa do Mundo, que acontecem nesta terça e quarta. Um uzbeque e um húngaro receberam a responsabilidade de dirigir as partidas que definirão os finalistas do torneio. 

Ravshan Irmatov, do Uzbequistão, comandará a semifinal entre Holanda e Uruguai nesta terça, em jogo marcado para o estádio Green Point, na Cidade do Cabo. Ele terá como auxiliares o compatriota Rafael Ilyasov e Bakhadyr Kochkarov, do Quirguistão. 

Será o quinto jogo do uzbeque nesta Copa. Irmatov apitou a abertura do torneio, no empate por 1 a 1 entre África do Sul e México, e depois participou de outras três partidas, todas envolvendo seleções do primeiro nível: Inglaterra 0 x 0 Argélia, Argentina 2 x 0 Grécia e Alemanha 4 x 0 Argentina.

Na semifinal de quarta, entre Espanha e Alemanha em Durban, a arbitragem estará a cargo do húngaro Viktor Kassai, que terá como auxiliares os compatriotas Gabor Eros e Tibor Vamos.

Kassai apitou a estreia do Brasil na Copa, na vitória por 2 a 1 sobre a Coreia do Norte. Em seu currículo, ele também tem, entre outros jogos importantes, a final masculina da Olimpíada de Pequim, quando a Argentina ganhou a medalha de ouro depois de vencer a Nigéria por 1 a 0.

Integrante da lista de árbitros que ainda seguiam no Mundial, o brasileiro Carlos Eugenio Simon foi descartado da lista de dez árbitros que podem apitar a decisão, em relação divulgada pela Fifa também nesta segunda.

Agora, para os quatro jogos restantes, a lista caiu mais ainda. Sem Simon, a América do Sul fica representada pelo chileno Pablo Pozo Quinteros e pelo colombiano Oscar Ruiz, que dependem de uma queda do Uruguai na semifinal para ter chances de apitar a decisão.

Depois das oitavas de final, a Fifa já havia diminuído para 19 o número de trios de arbitragem para os jogos da Copa, excluindo juízes de jogos com polêmicas, como o uruguaio Jorge Larrionda, que deixou de validar um gol legal da Inglaterra em duelo eliminatório com a Alemanha.

De fora, Simon se despede da Copa, e da arbitragem, com dois jogos apitados: Inglaterra x EUA e Alemanha x Gana, ambos válidos pela primeira fase. O Mundial marca a despedida do juiz gaúcho dos campos de futebol.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host